Notícias BMW diz adeus ao “duplo rim” gigante com o Vision Neue Klasse X

Apresentação

BMW diz adeus ao “duplo rim” gigante com o Vision Neue Klasse X

O protótipo Vision Neue Klasse X antecipa o futuro iX3, que será o primeiro elétrico da nova geração da BMW.

Depois do Vision Neue Klasse, que antecipa uma próxima berlina elétrica, a BMW mostra agora a interpretação SUV do mesmo conceito: eis o BMW Vision Neue Klasse X.

Ainda não é um modelo de produção, é certo, mas já nos dá algumas ideias concretas do que será o futuro BMW iX3, a começar logo na imagem exterior.

Esta destaca-se pelas linhas limpas e elegantes, ainda que a dianteira se afirme por exibir alguma agressividade, mesmo com um «duplo rim» de dimensões compactas, em contraste com muitos dos modelos atuais da marca.

BMW Vision Neue Klasse X perfil
© BMW As dimensões, apesar de a BMW não as especificar, devem ser semelhantes às do X3 atual

De perfil, destacam-se as cavas das rodas proeminentes e as rodas de grandes dimensões, além da silhueta tipicamente SUV… ou SAV, em linguagem BMW. Ou seja um Sports Activity Vehicle.

É ainda impossível não notar a enorme superfície em vidro, que acaba por ser ampliada pelo tejadilho transparente, o que certamente fará maravilhas pela sensação de espaço a bordo.

Porquê Neue Klasse?

Neue Klasse, ou Nova Classe, em português, foi a denominação escolhida pela BMW para identificar a sua nova geração de modelos, que vão ser maioritariamente 100% elétricos. É, na verdade, uma referência a um modelo lançado pela marca bávara na década de 60.

Na época, depois de tempos difíceis e que quase a deixaram nas mãos da rival Mercedes-Benz, a BMW quis recomeçar e fê-lo com a tal “Nova Classe”, que teve como primeiro modelo o BMW 1500 (o antecessor do Série 5), lançado em 1962.

Foi um modelo pivotal para a BMW, podemos até dizer que foi o início de uma nova era para a marca, pois estabeleceu todas as premissas que a definiram nas décadas seguintes.

Agora, a BMW recupera o Neue Klasse para definir a próxima etapa da sua existência, com forte incidência nos 100% elétricos, digitalização e conectividade.

BMW Vision Neue Klasse X frente
© BMW A BMW já mostrou dois protótipos que antecipam futuros modelos da Neue Klasse, uma berlina e um SUV

Segundo Frank Weber, membro do conselho de administração da BMW e chefe de desenvolvimento de novos modelos, o projeto Neue Klasse “constitui o maior investimento numa gama de modelos na história da BMW”.

Não falta por isso ambição à construtora sediada em Munique, na Alemanha, que está a colocar as expectativas para os seus futuros modelos 100% elétricos bem lá em cima.

O que esperar?

A BMW é muito contida nos detalhes técnicos que anuncia para este protótipo, mas garante que o Neue Klasse X (e futuro modelo de produção) recorre à tecnologia de sexta geração BMW eDrive, com motores elétricos otimizados, que vão permitir um aumento de 25% em eficiência face aos atuais elétricos da marca.

BMW Vision Neue Klasse X traseira
© BMW

A somar a isso, a BMW já confirmou novas baterias com células cilíndricas. Face às baterias com células prismáticas que usa atualmente, as novas células cilíndricas vão permitir um ganho de 20% ao nível da densidade energética.

Se a isto juntarmos uma redução de 20% no que à resistência ao ar diz respeito, é fácil perceber que os elétricos de nova geração da BMW vão apontar a autonomias muito superiores ao que a «casa» germânica anuncia atualmente para modelos como o i4 ou iX.

Os carregamentos também vão ser alvos de importantes melhorias, uma vez que estes novos modelos vão recorrer a sistemas elétricos de 800 V (por oposição com os de 400 V atuais). Mais uma vez, a marca germânica fala em ganhos na casa dos 30%.

Quando chega?

O primeiro elétrico da nova geração da BMW, que será a versão de produção do Vision Neue Klasse X, vai começar a ser produzido no segundo semestre de 2025, na fábrica da marca em Debrecen, na Hungria.

No ano seguinte será a vez da entrada em produção da berlina (antecipada pelo protótipo Vision Neue Klasse), que será um BMW Série 3 totalmente elétrico e que pode recuperar a designação i3.

Para 2027 está marcada a estreia de um i3M com mais de 600 cv e com tração às quatro rodas, que poderá ser o sucessor exclusivamente «a eletrões» do eterno BMW M3.