Notícias Mercedes e Stellantis juntas em «mega projeto» para três novas fábricas

Indústria

Mercedes e Stellantis juntas em «mega projeto» para três novas fábricas

A joint venture ACC vai construir três novas gigafábricas na Europa. A produção de baterias vai equipar modelos da Stellantis e Mercedes.

ACC gigafábrica frança
© ACC

Numa altura em algumas marcas estão a adiar o investimento na produção de baterias, devido às flutuação na procura de elétricos no mercado, a Mercedes-Benz e a Stellantis deram mais um passo para assegurar o financiamento conjunto de três novas gigafábricas na Europa.

Esta joint venture entre as duas marcas, conhecida como ACC (Automotive Cells Company), e que conta ainda com a participação da gigante petrolífera TotalEnergies, terminou recentemente uma ronda de financiamento no valor de 4,4 mil milhões de euros para a produção de baterias de iões de lítio.

No total está previsto um investimento de 7 mil milhões de euros.

Módulo de um produto ACC
© ACC Módulo de uma bateria ACC

Recorde-se que Carlos Tavares, CEO da Stellantis, já tinha anunciado, que apesar do ambiente politicamente «instável» na Europa, o investimento nos carros elétricos não pode parar.

Declarações que foram proferidas em Portugal, na cidade do Porto, o mês passado. Recorde o que foi dito aqui:

Três gigafábricas, quatro linhas de produção

Este investimento vai financiar a construção de quatro linhas de produção. Uma em França — que já se encontra em construção —, outra na Alemanha e um “duplo bloco” em Itália.

Estas vêm juntar-se à já existente gigafábrica da CCA, que se encontra em França, em Billy-Berclau, e que abriu atividade há cerca de um ano — Maio de 2023.

“A transição para veículos elétricos continua. (…) Nós estamos a olhar para o futuro de forma objetiva, para crescer de acordo com as necessidades dos nossos produtos.”

Yann Vincent, CEO do ACC

Para além do financiamento público já concedido e autorizado, este financiamento será complementado com injeções financeiras dos três acionistas. Como resultado, no final de março, a Stellantis irá ter uma participação de 45%, a Mercedes-Benz de 30% e a Staf (subsidiária da TotalEnergies) de 25%.

A ACC tem ainda o BNP Paribas como consultor financeiro exclusivo, e um consórcio de instituições financeiras com quem conta para colaborarem nos seus acordos de financiamento: BNP Paribas, Deutsche Bank, ING, Intesa Sanpaolo, o banco público Bpifrance, a seguradora Euler Hermes, e a exportadora SACE. 

Fonte: Automotive News

Sabe esta resposta?
O que significa baterias de NMC?
Oops, não acertou!

Pode encontrar a resposta aqui:

Esta bateria não usa lítio. O princípio do fim da dependência chinesa?