Notícias Os números esmagadores da China na produção mundial de baterias 2023

Indústria

Os números esmagadores da China na produção mundial de baterias 2023

A China mais uma vez é «rainha e senhora» da produção mundial de baterias. Os números são impressionantes.

Não é novidade para ninguém, mas os números dão ainda mais força àquela que é a perceção de toda a indústria: a China lidera por larga margem a produção mundial de baterias. Tem as terras raras necessárias, tem dimensão de mercado e por isso domina a oferta.

Como não há carros elétricos sem baterias, a expansão dos mercados dos elétricos culminou também no crescimento da produção de baterias.

Os nossos colegas da Autovista24 fizeram as contas e reuniram os números dos principais produtores de baterias a nível mundial.

Gráfico produção de baterias 2023
© AFIA Fonte: Autovista24

A CATL é, sem margem de dúvidas, a fabricante que mais baterias produziu em 2023, com 243,3 GWh, tendo assim conquistado 36% do mercado. Mas este número não conta a história completa.

China na liderança

De acordo com dados reunidos pela Autovista24, a produção de baterias para veículos elétricos cresceu 42% comparativamente a 2022. Isto equivale a nada mais, nada menos que à produção total de cerca de 680 GWh (gigawatt-hora) de células para automóveis de passageiros e carrinhas.

Para quem não está familiarizado com esta unidade de medida: 1 GWh equivale a 1 000 000 kWh. Considerando que em média um veículo elétrico tem uma bateria de 50 kWh, então 243,3 GWh equivale ao fornecimento de baterias para 4 milhões de veículos ligeiros.

Atrás da CATL, encontra-se outra marca chinesa, a BYD, que em 2023 produziu 117 GWh (17% da quota de mercado), seguida da fabricante sul coreana, LG Energy Solution, que produziu 106,8 GWh (16%).

A fechar o TOP5 temos a Panasonic e a SK On, que produziram respetivamente 55,8 GWh (8% da quota de mercado), 40,8 GWh (6%).

Leia também: Parlamento aprova Euro 7 e uma das novidades é o passaporte ambiental

Assim, se somarmos a produção das cinco principais fabricantes chinesas, mais de 60% das baterias a nível mundial são produzidas pela China. Os restantes 40% estão divididos pelas restantes geografias mas sempre com vantagem clara para os países asiáticos.

Para 2024 a produção de baterias não promete abrandar, sendo já várias as fabricantes a anunciar novos investimentos. Na Europa, são várias as marcas com planos em curso para a construção de fábricas de baterias, com a Stellantis e o Grupo Volkswagen a liderar os esforços.

Fonte: Autovista24