Notícias Próximo Rimac não será um hiperdesportivo mas será autónomo e partilhado

Mobilidade

Próximo Rimac não será um hiperdesportivo mas será autónomo e partilhado

A Rimac faz muito mais que hiperdesportivos elétricos e o próximo projeto não podia ser mais diferente, estando relacionado com mobilidade.

Logótipo da Rimac
© Rimac

Assim que ouvimos o nome Rimac, associamo-lo de imediato a um hiperdesportivo elétrico capaz de pulverizar qualquer medição de aceleração e de até bater recordes de velocidade em marcha-atrás. No entanto, fazer hiperdesportivos elétricos este está longe de ser o único projeto da empresa croata.

Um dos próximos passos da empresa será a criação de um novo ecossistema de mobilidade, que não vai incluir apenas as infraestruturas necessárias como também dará origem a um novo veículo.

Este será destinado exclusivamente ao transporte de passageiros, a condução será totalmente autónoma (nível 5) — será um táxi-robô —, e deverá ser apresentado ainda este ano.

Segundo é revelado pela Project 3 Mobility, este novo veículo será construído sobre uma plataforma completamente nova. Por enquanto, têm usado um Renault Grand Scénic como protótipo de testes, e o modelo final não deverá diferir muito deste em dimensões.

Este Rimac autónomo é só uma parte do ecossistema de mobilidade. Outra parte está no desenvolvimento de uma nova aplicação móvel, através da qual poderá aceder a este serviço. Enquanto estiver em trânsito, a mesma aplicação também servirá para controlar o ar condicionado, o sistema de som ou mesmo a rota, em tempo real.

O terceiro elemento-chave — depois do táxi-robô e da aplicação — que a marca considera essencial para mudar o paradigma da mobilidade urbana tal como a conhecemos, é a capacidade de ter um sistema perfeitamente adaptado à medida de cada cidade.

Ainda não existem datas muito concretas sobre a chegada deste novo modelo e ecossistema de condução autónoma às cidades. No entanto, segundo o plano apresentado no site do Project 3 Mobility, prevê-se que os primeiros veículos de condução autónoma da Rimac estejam em circulação antes de março de 2026.

Cronologia de lançamentos

O projeto de mobilidade autónoma como um serviço já está em desenvolvimento há alguns anos, desde pelo menos 2017.

De acordo com os planos da Project 3 Mobility, a primeira cidade a receber esta nova solução de mobilidade será Zagreb, na Croácia, em 2026.

Mate Rimac, CEO da Rimac
© Rimac Mate Rimac – Fundador e CEO da Rimac

Em 2027, este novo serviço deverá chegar ao Reino Unido — onde a Project 3 Mobility já tem instalações —, e ainda à Alemanha. Fica por saber se há mais cidades ou países nos planos da empresa.