Notícias Irreconhecível. Tudo o que mudou no novo Toyota Prius

Vídeos RA

Irreconhecível. Tudo o que mudou no novo Toyota Prius

O novo Toyota Prius só chega a Portugal em meados de 2023 mas nós já o fomos conhecer a Bruxelas, durante o Fórum Kenshiki 2022.

toyota prius com miguel dias
© Razão Automóvel

O novo Toyota Prius acaba de ser apresentado mas nós já o vimos ao vivo em Bruxelas, na Bélgica, durante a edição deste ano do Fórum Kenshiki.

Um nome incontornável da indústria e pioneira na eletrificação automóvel, o Prius celebra agora 25 anos de existência e, para assinalar a data, apresenta-se na melhor forma da sua vida.

Está praticamente irreconhecível, com uma imagem mais dinâmica e, arrisco-me a dizer, desportiva. Mas novidades não lhe faltam, a começar logo pela motorização, que faz deste o Prius mais potente de sempre:

A NÃO PERDER: Toyota GR 86 já foi ao Nürburgring. Que tempo conseguiu?

Na Europa só plug-in

Esta é, muito provavelmente, a maior novidade da quinta geração do Prius. É que na Europa este modelo vai deixar de ser um híbrido convencional e passar a vender-se apenas como um híbrido plug-in.

No Japão, além do plug-in, contará com duas variantes híbridas convencionais (híbrido série-paralelo), com 1,8 l e uma inédita de 2,0 l.

Toyota Prius PHEV vista traseira 3/4

Mas voltamos à versão híbrida plug-in, a que vai chegar a Portugal, que foi completamente renovada: A animar o novo Prius encontramos agora um motor a gasolina com 2,0 l de capacidade e 111 kW (148 cv) associado um novo conjunto elétrico com 120 kW (160 cv).

O resultado final são 164 kW (223 cv) de potência máxima combinada. Um valor que faz deste Toyota Prius o mais potente de sempre e que lhe permite acelerar até aos 100 km/h em 6,7s.

Toyota Prius PHEV interior

Até 69 km de autonomia elétrica

Sendo este um híbrido plug-in, conta com uma bateria de 13,6 kWh de capacidade, armazenada por baixo do banco traseiro, que permite que este novo Toyota Prius seja capaz de percorrer até 69 quilómetros em modo totalmente elétrico.

LEIAM TAMBÉM: Lexus está a desenvolver caixa manual para carros elétricos

Esta bateria pode ser recarregada a partir do exterior, através de um carregador público ou de uma wallbox, por exemplo, mas também beneficia da energia gerada pelas células fotovoltaicas montadas no tejadilho, uma solução que será oferecida nas versões mais equipadas do Prius.

Toyota Prius PHEV vista traseira 3/4
O Toyota Prius pode contar com um tejadilho com painéis solares.

Graças a isso, o tejadilho solar do Prius será capaz de gerar até 8 quilómetros de autonomia por dia ou até 69 quilómetros por semana, o que equivale a uma carga completa.

Quando chega?

O novo Toyota Prius só tem comercialização prevista em Portugal para meados do próximo ano, pelo que ainda não há qualquer previsão de preço nem de como a gama se poderá “arrumar”.

Sabe esta resposta?
Em que ano foi revelada a segunda geração do Toyota Paseo?
Oops, não acertou!

Pode encontrar a resposta aqui:

Ainda te lembras dos pequenos coupé dos anos 90?
Parabéns, acertou!
Vai para a próxima pergunta

ou lê o artigo sobre este tema:

Ainda te lembras dos pequenos coupé dos anos 90?