Notícias Hyundai i30 N TCR: o ataque aos circuitos

Apresentação

Hyundai i30 N TCR: o ataque aos circuitos

A Hyundai iniciou um tour de apresentação do novo i30 N, o hot hatch da marca coreana. E não perdeu tempo em revelar o i30 N TCR, o modelo para competição.

Hyundai i30 N TCR

A Hyundai está a dar que falar com o seu novo hot hatch. O Hyundai i30 N, apesar de ainda recentemente apresentado, está a gerar níveis elevadas expetativas. E após alguns contactos dinâmicos em veículos pré-produção, parece que temos máquina!

Talvez o facto de ter tido Albert Biermann – ex-engenheiro chefe da BMW M – por trás do seu desenvolvimento, justifique o nível das expetativas. De tal forma que bastaram 48 horas para as 100 unidades do Hyundai i30 N First Edition esgotarem após estarem disponíveis para encomenda no sítio da marca na Alemanha.

Para dar a conhecer a sua nova máquina, a marca coreana iniciou um tour de apresentação que a levará a vários eventos do WRC, onde corre com o i20 WRC. O novo i30 N poderá ser visto no ADAC Rali da Alemanha (17-20 de agosto), no Rali de Espanha (5-8 de outubro) e no Rali da Grã-Bretanha (26-29 de outubro).

Mas a primeira etapa da apresentação iniciou-se não no WRC, mas sim durante o ADAC GT Masters, que também acolheu mais uma etapa do campeonato TCR alemão, que decorreu no fim de semana passado no circuito de Nürburgring. E surpresa, não só estava presente o i30 N, como também a sua versão de competição, o Hyundai i30 N TCR.

O protótipo não chegou a andar, mas permitiu vê-lo em primeira mão, sem ser camuflado. Os testes à nova máquina iniciaram-se em abril, e a Hyundai aponta para dezembro a entrega dos primeiros carros aos clientes. Será o início da expansão das atividades da Hyundai Motorsport para lá dos ralis.

Hyundai i30 N TCR

Este carro é projetado especificamente para ser vendido e corrido por clientes, pelo que é crucial que permitíssemos que ele seja visto num importante evento TCR à medida que entramos nas corridas em circuito pela primeira vez.

Andrea Adamo, gestor do departamento de Competição Cliente da Hyundai Motorsport

O Hyundai i30 N TCR apresenta, naturalmente, características diferenciadas relativamente ao i30 N de estrada. Mantém o motor de 2.0 litros, quatro cilindros, turbo e injeção direta, mas muda quase tudo o resto:

  • Rollcage em aço
  • Caixa sequencial de 6 velocidades accionadas por patilhas
  • Cintos de segurança de competição da Sabelt de 6 pontos
  • Compatibilidade com sistema HANS e arnés
  • Depósito de combustível de 100 litros, compatível com sistemas de reabastecimento em provas de resistência
  • Rodas específicas para a Hyundai Motorsport da Braid, com 18″ de diâmetro e 10″ de largura
  • Travões dianteiros – discos ventilados de 380 mm com pinças de 6 pistões
  • Travões traseiros – discos de 278 mm com pinças de 2 pistões

 

Sabe esta resposta?
Como se chama o novo SUV compacto da Hyundai, que substitui o ix20?
Oops, não acertou!

Pode encontrar a resposta aqui:

Já conhecemos o novo Hyundai Kauai. Todos os detalhes
Parabéns, acertou!
Vai para a próxima pergunta

ou lê o artigo sobre este tema:

Já conhecemos o novo Hyundai Kauai. Todos os detalhes