Notícias IONIQ 5 N. O elétrico de que todos falam enfrentou o Nürburgring. Que tempo fez?

Nürburgring

IONIQ 5 N. O elétrico de que todos falam enfrentou o Nürburgring. Que tempo fez?

Desde que o Hyundai IONIQ 5 foi revelado que queremos saber o quão rápido consegue ser no Nürburgring. Agora já sabemos.

Hyundai IONIQ 5 N no Nurburgring
© Sport Auto

Não alonguemos a resposta: 7min45,59s foi o tempo conseguido pelo Hyundai IONIQ 5 N no Nürburgring-Nordschleife.

É um tempo de respeito, ficando a pouco mais de 2,5s de um BMW M2 CS (F87, tempo obtido em 2020) ou do também elétrico Porsche Taycan Turbo (2019). O tudo à frente Honda Civic Type R consegue fazer também melhor.

Considerando a sua potência — 608 cv que podem subir, durante 10s de cada vez, aos 650 cv —, seria de esperar um tempo melhor. Mas sendo elétrico é também muito pesado: 2275 kg, ao nível de um Toyota Land Cruiser.

Podia ser mais rápido? Provavelmente. Basta referir que o tempo foi conseguido com os pneus de série Pirelli P Zero Corsa, que não são tão agressivos como os semi-slick P Zero Trofeo R. E a Hyundai já revelou uma série de acessórios para extrair mais performance.

Nos bastidores

O feito foi conseguido pelos alemães da Sport Auto, com o seu piloto Christian Gebhardt aos comandos. Como acontece com todos os testes da publicação alemã, o tempo foi conseguido na distância «antiga» de 20,6 km e não aos 20,832 km considerados oficiais hoje.

De notar que o Hyundai IONIQ 5 N foi o primeiro 100% elétrico a passar pelos rigores do “Supertest” da Sport Auto. A publicação alemã já tinha tentado, no passado, fazê-lo com elétricos de alta performance, nomeadamente ao Porsche Taycan e ao «irmão» Audi RS e-tron GT, mas ambas as marcas nunca cederam veículos para o efeito.

A Hyundai N — a divisão de alta performance do construtor sul-coreano —, não se fez rogada ao desafio e nem esperou que o modelo entrasse em comercialização. Entregou à Sport Auto dois protótipos de pré-produção do IONIQ 5 N, sabendo que iriam ser levados ao limite no Nürburgring.

Hyundai ioniq 5 N em drift
© Hyundai

A publicação alemã qualificou esta decisão da Hyundai N como um ato de coragem, ao «atirar» assim a sua mais recente criação diretamente à “cova dos leões” a combustão.

Quantas voltas aguenta?

O Nürburgring é um circuito difícil para qualquer carro e ainda mais para um elétrico. Isto porque são mais de 20 km com todo o tipo de curvas e elevações, onde não faltam longas secções sempre a fundo e o piso está longe de ser (o esperado) liso como uma mesa de bilhar.

O desafio nos elétricos está, sobretudo, em evitar que as baterias «derretam» com o esforço, o que tem um impacto sério na performance — muito mais importante que o estado de carga da bateria.

Evitar que as baterias sobreaqueçam foi mesmo um dos pontos fundamentais no desenvolvimento do IONIQ 5 N e tendo a Hyundai N um centro de testes «colado» ao circuito alemão, permitiu trabalhar exaustivamente sobre esse ponto.

O resultado? A Hyundai N afirma que o IONIQ 5 N é capaz de efetuar uma volta completa ao Nürburgring no modo Sprint (ritmo de «qualificação») sem perda de performance e duas voltas completas no modo Endurance.

roda do IONIQ 5 N
© Hyundai

A Sport Auto colocou essa promessa à prova e o IONIQ 5 N… cumpriu. Ainda que para conseguir as duas voltas no modo Endurance, Christian Gebhardt tenha tido de ajustar a sua condução, sobretudo na travagem, para conseguir recuperar mais energia.

Mesmo assim, na segunda volta, o IONIQ 5 N registou uma perda de performance no último terço do circuito, quando a bateria começou a registar temperaturas acima dos 50º C. Neste modo, os tempos por volta ficaram sempre acima dos oito minutos.

IONIQ 5 N continua a impressionar

O Hyundai IONIQ 5 N começou a impressionar desde que soubemos as primeiras especificações e a extensão das modificações que a Hyundai N efetuou no crossover elétrico para extrair o máximo de performance.

Continuou a impressionar após o primeiro, mas algo breve, contacto dinâmico em estrada que o Guilherme Costa teve em Los Angeles (EUA), no âmbito dos World Car Awards:

Agora, com este tempo conseguido no Nürburgring-Nordschleife, o IONIQ 5 N volta a impressionar. Apesar de mostrar que os 100% elétricos têm limitações a ultrapassar — peso excessivo e gestão térmica das baterias —, antes de se imiscuirem verdadeiramente entre os desportivos a combustão, parece que vamos poder contar com a Hyundai N para alcançarem esse objetivo.

Fonte: Sport Auto