Notícias Adeus combustão. Hyundai N acaba com os i20 N e i30 N na Europa

Produção

Adeus combustão. Hyundai N acaba com os i20 N e i30 N na Europa

A Hyundai terminou a produção dos i20 N e i30 N na Europa, para focar-se exclusivamente nos modelos 100% elétricos.

Hyundai i20 N e Hyundai i30 N
© Razão Automóvel

É caso para dizer: foi bom enquanto durou. A Hyundai acaba de anunciar que vai deixar de vender os modelos i20 N e i30 N na Europa.

Num comunicado oficial, citado por vários meios internacionais, o fabricante sul-coreano confirmou o fim da linha para estes dois modelos, que nos últimos anos se tornaram referências nos respetivos segmentos: o i20 N nos pocket-rockets de segmento B e o i30 N nos hot hatches de segmento C.

“A produção dos modelos N com motor de combustão interna acabou para o mercado europeu a partir de fevereiro, em linha com o nosso compromisso de oferecer uma gama de emissões zero aos nossos clientes até 2035”, pode ler-se no comunicado da Hyundai, citado pela Carscoops.

Hyundai i20 N
© Razão Automóvel Hyundai i20 N

A Hyundai vai desenvolver a divisão Hyundai N na Europa como pioneira dos veículos elétricos de alto rendimento.

Hyundai

O Hyundai IONIQ 5 N, que o Guilherme Costa testou na Califórnia, nos EUA, será o primeiro modelo 100% elétrico da Hyundai N e traz muitos truques na manga para fazer esquecer os motores de combustão interna. Podem vê-lo em ação:

Geradores de adrenalina

Lançado em 2017, o i30 N foi a primeira tentativa séria da Hyundai entrar no mundo dos hot hatches… e acertou em cheio. Surpreendeu por um lado, mas por outro era o mínimo esperado de um modelo desenvolvido sob a batuta de Albert Biermann, o mago da engenharia que liderou a divisão M da BMW durante anos, antes de ter aceite o desafio de lançar a Hyundai N.

Com dois níveis de potência (250 cv ou 275 cv) extraídos de um bloco com 2,0 l turbocomprimido e quatro cilindros, associado apenas a uma caixa manual, o i30 N convenceu desde o início e tornou-se rapidamente numa das referências do segmento.

Alguns anos mais tarde, em 2021, a divisão de performance da Hyundai passou ao segundo ato, que é como quem diz, o i20 N. O objetivo era semelhante, ainda que num segmento abaixo, o dos pocket rockets, onde havia um rei e senhor a destronar chamado Ford Fiesta ST.

Mais uma vez, o Hyundai i20 N convenceu. Ainda que as vendas não tenham atingido os números impressionantes do i30 N, o i20 N conseguiu outra coisa importante: deixar uma marca.

Agora só elétricos

Com o adeus aos i20 N e i30 N (sem esquecer o Kauai N, que também já saiu de cena), o catálogo de modelos da Hyundai N na Europa vai resumir-se, para já, a apenas um modelo, o IONIQ 5 N.

Equipado com dois motores elétricos (um por eixo) que entregam até 650 cv de potência máxima combinada (em modo Boost), o Hyundai IONIQ 5 N é capaz de acelerar dos 0 aos 100 km/h em 3,4s, apesar de pesar bem mais de duas toneladas.

A NÃO PERDER: IONIQ 5 N. O elétrico de que todos falam enfrentou o Nürburgring. Que tempo fez?

Mas importante do que isso, conta com um novo chassis (face ao modelo «convencional»), tem vias mais largas e é mais baixo, além de ter uma nova direção e um novo sistema de travagem. Tudo para que este «super elétrico» seja tão competente nas curvas quanto é nas retas.

Não falta sequer um modo que emula a sonoridade dos motores de combustão (entre eles o do 2.0 Turbo do i30 N até às 8000 rpm), denominado N Active Sound+, e uma funcionalidade — N e-shift — que simula uma caixa de velocidades de dupla embraiagem com oito velocidades.

Ainda não sabemos quando o IONIQ 5 N vai chegar ao mercado nacional nem quais serão os próximos elétricos da Hyundai a receber o «tratamento especial» da divisão N. Mas uma coisa está garantida: apesar da eletrificação, a Hyundai não vai desistir dos modelos desportivos.