Notícias Já tem 12 anos e é para continuar. Até quando a Fiat vai produzir o Panda?

Produção

Já tem 12 anos e é para continuar. Até quando a Fiat vai produzir o Panda?

Depois de ameaçado pela Euro 7 e normas de segurança, a Fiat decidiu atualizar o Panda, pelo que a produção vai se prolongar por mais anos.

Fiat Pandina - 3/4 de frente em andamento
© Fiat

O Fiat Panda esteve a caminhar para um «beco sem saída», assombrado por um possível encerrar de produção devido às limitações de emissões poluentes que seriam impostas pela Euro 7.

No entanto, graças à aprovação de uma Euro 7 «suavizada», ainda não é desta que nos temos de despedir da atual geração do Fiat Panda, que foi lançada em 2012.

Aliás, tal como anunciado por Olivier François, o diretor executivo da marca, “a produção deste modelo vai continuar até 2027, possivelmente, até depois disso”. Isto significa que esta geração ficará em comercialização, pelo menos, durante 15 anos.

Além disso, e com o objetivo de responder a uma elevada procura, a produção do Fiat Panda — na fábrica de Pomigliano d’Arco, em Itália —, vai aumentar cerca de 20%, passando das atuais 144 mil unidades para 175 mil.

Afinal, o Fiat Panda continua a ser o modelo mais vendido em Itália e é também o líder do segmento no mercado europeu, secundado por outro Fiat, o 500. Além disso, é uma das poucas propostas mild-hybrid do segmento.

No entanto, além de estar em conformidade com as normas de emissões, o pequeno modelo italiano tem também de ser atualizado para ficar em conformidade com as novas regras de segurança da UE, que entram em vigor para todos os automóveis novos a partir do próximo dia 7 de julho.

Fiat Pandina em edição especial

Essa atualização do Fiat Panda arranca com o lançamento de uma nova série especial “Pandina”, que não é mais que uma alcunha dada pelos italianos a este modelo. É também uma forma de celebrar os seus quase 45 anos de história e as mais de oito milhões de unidades comercializadas.

A partir do verão será possível, assim, encontrar equipamentos de série no Panda “Pandina” como a sinalização da travagem de emergência; a assistência à manutenção da faixa de rodagem; a deteção de fadiga; o reconhecimento de sinais de trânsito e outros, mais práticos, como os sensores de estacionamento traseiros.

Face aos outros modelos da gama, o Fiat Pandina distingue-se pela presença de um pequeno Panda nos tampões das jantes, mas também pelas capas dos espelhos em amarelo. Além disso, a designação Pandina está presente em diversos locais, em relevo. Para a carroçaria há cinco novas cores, que podem ser combinadas com o preto no tejadilho.

No habitáculo, o tabliê conta com uma moldura em branco e os assentos têm costuras produzidas com materiais sustentáveis e com um tom amarelo.

O Fiat Pandina já inclui um painel de instrumentos totalmente digital com uma dimensão de 7″, imediatamente por trás do volante, que também tem um novo desenho. Em opção, estará disponível um novo sistema de infoentretenimento, com um ecrã de 7″ e ligações Apple CarPlay e Android Auto.

Por enquanto ainda não foram divulgados preços para o novo Fiat Panda “Pandina”.

Sabe esta resposta?
Que modelo da Fiat foi apresentado em pleno Cabo Canaveral, ao lado da NASA?
Oops, não acertou!

Pode encontrar a resposta aqui:

Fiat Uno. Quarenta anos com milhares de histórias para contar