Notícias Acabou a espera. Hyundai IONIQ 5 N chega a Portugal e já tem preço

Preços

Acabou a espera. Hyundai IONIQ 5 N chega a Portugal e já tem preço

O novo Hyundai IONIQ 5 N é um dos elétricos mais aguardados do ano e já sabemos quanto vai custar em Portugal.

Hyundai IONIQ 5 N na estrada, traseira
© Hyundai

O novo Hyundai IONIQ 5 N chega a Portugal neste mês de março e já sabemos quanto vai custar.

Depois de o termos conduzido no final de 2023, na famosa Angeles Crest Highway, em Los Angeles (EUA), o IONIQ 5 N, que é o primeiro elétrico de produção da Hyundai N, prepara-se agora para «aterrar» no nosso país.

Hyundai IONIQ 5 N
© Hyundai

Apesar de assentar na mesma base do «irmão» Kia EV6 GT, o novo desportivo elétrico da Hyundai foi alvo de um desenvolvimento independente, liderado pelo «mago» Albert Biermann, que teve como missão criar um elétrico não só de alta performance, mas também divertido de conduzir.

Para isso o IONIQ 5 N conta com um novo chassis (tem vias mais largas e maior rigidez), uma nova direção, novas rodas e discos de travão dianteiros gigantescos, com 400 mm de diâmetro.

Potência não falta

E ainda nem falámos da potência: os dois motores elétricos do IONIQ 5 N entregam até 650 cv (478 kW) de potência máxima combinada e até 770 Nm de binário máximo (modo Boost). Números que permitem que este elétrico acelere dos 0 aos 100 km/h em 3,4s e chegue aos 260 km/h de velocidade máxima, mesmo pesando bem mais de duas toneladas.

Como é que tudo isto resulta na estrada? Bem, o melhor mesmo é ver (ou rever) o vídeo em que o Guilherme Costa conduziu este desportivo elétrico pela primeira vez:

Truques na manga

Além da potência bruta e da performance em linha reta, o Hyundai IONIQ 5 N tem outros «truques na manga» para nos convencer a largar a performance a combustão. A funcionalidade N e-shift é uma delas, que simula uma caixa de velocidades de dupla embraiagem de oito velocidades.

A NÃO PERDER: Estas são as melhores estradas de Portugal? 585 cv do Kia EV6 GT para descobrir

Há até patilhas atrás do volante para alternar as «relações» manualmente e pode-se inclusive levar os motores ao «corte». Além disso, há um pequeno solavanco entre cada «mudança de caixa», tudo para oferecer uma experiência de condução mais envolvente.

Depois, temos que falar no N Active Sound +, que simula a sonoridade dos motores de combustão (neste caso o 2.0 Turbo do i30 N até às 8000 rpm) e não só, podendo mesmo reproduzir sons mais… futuristas.

Hot Hatch Adeus combustão. Hyundai N acaba com os i20 N e i30 N na Europa

E a autonomia?

Quando olhamos para os números do Hyundai IONIQ 5 N, a autonomia não está entre os dados mais prioritários, mas tratando-se de um modelo 100% elétrico, é inevitável falar dela.

Graças a uma bateria com 84 kWh de capacidade, o Hyundai IONIQ 5 N anuncia 448 km de autonomia (ciclo WLTP). Porém, se quiser explorar todo o poderio dinâmico deste modelo, este número será inevitavelmente inferior.

Descubra o seu próximo automóvel:

Quanto custa?

O novo Hyundai IONIQ 5 N já está disponível para entrega no mercado nacional, na versão Performance Pack 84 kWh, com preços desde 79 900 euros.