Notícias Provocador. Herbert Diess (Grupo VW) diz que a CUPRA já vende mais que a Alfa Romeo

Indústria

Provocador. Herbert Diess (Grupo VW) diz que a CUPRA já vende mais que a Alfa Romeo

Será a CUPRA uma rival da Alfa Romeo? Atendendo às palavras de Herbert Diess, diretor executivo do Grupo Volkswagen, durante a apresentação da estratégia New Auto, parece que sim.

Alfa Romeo Giulia GTAm

Durante a apresentação da sua nova estratégia New Auto, o diretor executivo do Grupo Volkswagen, Herbert Diess —  que viu o seu contrato estendido até 2025 à frente dos destinos do gigante alemão —, não deixou de lançar uma pequena provocação quando afirmou que a CUPRA já vende mais que a Alfa Romeo.

Ainda recentemente reportámos em como o Grupo Volkswagen tentou, mais uma vez, comprar a Alfa Romeo à FCA em 2018.

Uma proposta feita pelo próprio Herbert Diess à (então) FCA, a pedido de Ferdinand Piëch (já falecido), após rumores na altura terem dado a entender que o grupo italo-americano poderia efetuar um spinoff da histórica marca italiana como tinha feito, com enorme sucesso, com a Ferrari alguns anos antes.

VEJAM TAMBÉM: Alfa Romeo Giulia GTAm. 540 cv e menos 100 kg. A derradeira berlina desportiva?

Da FCA, através do seu diretor executivo da altura, Mike Manley, veio um “Não” como resposta, mas parece que esta “obsessão” do Grupo Volkswagen com a Alfa Romeo — que dura há décadas — não parece ainda ter terminado. Vejam e oiçam Herbert Diess durante a apresentação do plano estratégico do grupo:

Se o sucesso comercial da CUPRA pode ser facilmente confirmado, comparar a sua performance comercial com a da Alfa Romeo implica que o Grupo Volkswagen olhe para a sua jovem marca espanhola como uma concorrente desta.

Por enquanto, dificilmente as podemos ver como rivais, até porque ambas, hoje em dia, nem sequer se “cruzam” no mercado. Apesar do foco mais desportivo da CUPRA, a sua gama, cada vez maior, concentra-se toda no segmento C — Ateca, Leon, Formentor e, brevemente, Born. A Alfa Romeo habita, hoje em dia, um segmento acima, o D, com dois modelos, os únicos do seu portefólio, o Giulia e o Stelvio.

CUPRA Formentor 2020
CUPRA Formentor

A partir do próximo ano a Alfa Romeo regressará ao segmento C — após o fim do Giulietta em 2020 — com o Tonale, um SUV médio em que entre os seus potenciais rivais poderemos considerar o CUPRA Formentor como um deles.

Mesmo assim, será que poderemos considerar a CUPRA como uma rival da Alfa Romeo? Ou será esse o desejo (e intenção) do Grupo Volkswagen, verbalizado nesta curta, mas provocadora afirmação de Diess?

Alfa Romeo Tonale concept 2019
A versão de produção do Alfa Romeo Tonale foi “empurrada” para junho de 2022.