Primeiro Contacto Na estrada e em circuito. O que vale o CUPRA Formentor VZ5, o mais potente de sempre?

Vídeo

Na estrada e em circuito. O que vale o CUPRA Formentor VZ5, o mais potente de sempre?

Colocámos à prova o novo e limitado CUPRA Formentor VZ5, tanto em estrada como em circuito. Todos os detalhes sobre o Formentor dos cinco cilindros.

CUPRA Formentor VZ5 e Diogo Teixeira

Numa altura em que todas as notícias sobre a indústria automóvel parecem vir com “eletrões” atrás, este primeiro contacto ao CUPRA Formentor VZ5 acaba por ser um excelente antídoto.

Afinal trata-se de uma máquina de alta performance (ainda que em formato crossover) motivada, apenas e só, por um motor de combustão e este não podia ser mais especial: o cinco cilindros em linha de 2.5 l turbocomprimido da Audi, conhecido dos RS 3, RS Q3 e TT RS.

No Formentor VZ5 o pentacilíndrico garante 390 cv e 480 Nm, fazendo dele o mais potente e rápido CUPRA… até agora. O Diogo Teixeira já o conduziu, tanto em estrada como em circuito. Fiquem a conhecê-la em detalhe:

VEJAM TAMBÉM: Born. Tudo sobre o primeiro elétrico da CUPRA

Presente de aniversário

O Formentor VZ5 foi revelado durante o terceiro aniversário da jovem marca espanhola e, temos de admitir, não podia ser um melhor presente para a ocasião.

O cinco cilindros da Audi é o protagonista neste Formentor — até agora a Audi nunca tinha permitido que outra marca do grupo o usasse —, mas com ele vieram uma série de modificações ao modelo para garantir que os 390 cv e 480 Nm sejam devidamente aproveitados.

Começando pela transmissão, esta é efetuada às quatro rodas (sistema 4Drive) através de uma caixa de dupla embraiagem de sete velocidades. Até aqui tudo igual aos outros Formentor VZ, mas aqui, em exclusivo, traz um truque adicional: o modo Drift.

CUPRA Formentor VZ5

Este permite alocar mais binário para o eixo traseiro, dando ao potente crossover uma atitude dinâmica que mais parece de um tração traseira — vejam no vídeo.

VEJAM TAMBÉM: Cinco cilindros, tração integral e vetorização de binário. Tudo o que já sabemos do radical Audi RS 3

Performance não falta ao VZ5, como podemos constatar nos 4,2s necessários para atingir os 100 km/h, um registo melhor do que do “primo” RS Q3.

CUPRA Formentor

Para manter tudo sob controlo e para uma experiência mais acutilante, o chassis (com suspensão adaptativa, ajustável em 15 posições) está 10 mm mais próximo do solo (em relação ao VZ de 310 cv), e a travagem, com mais mordedura, está agora a cargo de discos da Akebono com vastos 375 mm de diâmetro. As rodas são generosamente proporcionadas: 255/40 R20.

O Formentor VZ5 destaca-se ainda por um capô específico, entradas de ar de maiores dimensões e apontamentos em carbono. Atrás destaque para o novo difusor traseiro em fibra de carbono com as saídas de escape dispostas de forma única (em diagonal).

CUPRA Formentor

Por dentro, além de pormenores decorativos específicos, o destaque está nos novos bancos de desenho marcadamente desportivo, com muito bom suporte e, como o Diogo descobriu, também muito confortáveis.

Descubra o seu próximo automóvel:

Limitado a 7000 unidades

O novo CUPRA Formentor VZ5 terá uma produção limitada a 7000 unidades e, apesar de já o termos guiado e a sua chegada a Portugal estar para breve, ainda não sabemos quantas dessas 7000 unidades estão alocadas ao mercado nacional, ou qual o preço que será pedido.

Na estrada e em circuito. O que vale o CUPRA Formentor VZ5, o mais potente de sempre?

Primeiras impressões

Sabe esta resposta?
Quando foi a primeira vez em que o SEAT Leon conquistou o troféu de Carro do Ano em Portugal?
Oops, não acertou!

Pode encontrar a resposta aqui:

SEAT Leon. Vencedor do troféu Carro do Ano 2001 em Portugal