Notícias A Citroën faz 100 anos e quer celebrar à grande

Efeméride

A Citroën faz 100 anos e quer celebrar à grande

São os 100 anos da Citroën e a marca do double chévron quer celebrar à grande a ocasião. 2019 promete um ano inteiro de celebrações e a marca dá a conhecê-las.

100 anos Citroën

Os 100 anos da Citroën prometem praticamente um ano inteiro de comemorações, que vão desde a revelação de novos concepts, a uma reunião épica dos modelos que fizeram a história da marca, até ao lançamento de várias publicações e brinquedos.

Retromobile

As celebrações arrancam no próximo mês, com a “invasão” da marca do double chévron no Retromobile, o conhecido salão de clássicos francês. A Citroën irá ocupar 1200 m2 com um stand especial dedicado ao seu centenário.

No total serão expostos 30 veículos, distribuídos por três grupos (10 por grupo), cada um com temas distintos: carros de produção, concept cars e carros de competição. A seleção dos modelos revela a evolução da marca ao longo destes 100 anos refletida na revelação dos seus modelos mais icónicos:

  • Produção — Type A 10 HP, C3 5 HP, Traction Avant, Type H, 2CV, DS 21 Pallas, Méhari, CX 25 Prestige, C6, C5 Aircross
  • Concept — C10, GS Camargue, Karin, Activa 1, Xanae, Osmose, C-Métisse, GTbyCitroën, Tubik, CXPERIENCE
  • Competição — Scarabée d’Or, Rosalie, DS 21 (Rali de Marrocos 1969), SM (Rali de Marrocos 1971), 2 CV Africa Raid, ZX Rally Raid, Xsara Kit Car, C4 WRC, C-Elysée WTCC, C3 WRC
Citroën DS

A rematar a presença no Retromobile será também lançado um catálogo especial do centenário para colecionadores, que contará a história destes 30 modelos.

TESTE: Ao volante do novo Citroën C5 Aircross. Valeu a pena esperar?

Le Rassemblement du siècle

Um dos pontos altos das comemorações será o reunir de 11 mil colecionadores e aproximadamente 5000 automóveis na localidade Ferté-Vidame, local histórico, onde se encontravam pistas de testes, abrigando o desenvolvimento de vários modelos, em particular o icónico 2CV.

Calendário Comemorações 100 anos Citroën
Calendário das comemorações do primeiro centenário da Citroën

A massiva reunião e exibição, apropriadamente denominada Le Rassemblement du siècle ou “O Encontro do Século”, acontecerá entre 19 e 21 de julho, e será, também ela, histórica. Não só pelo número de colecionadores e automóveis presentes, como também pelos 50 mil visitantes esperados durante os três dias de realização do evento.

Futuro

Apesar de na celebração do seu centenário não estar previsto o lançamento de nenhum modelo de produção, a Citroën revelará dois concepts que indicarão o que será o futuro da marca.

Teaser concept 1
Teaser do primeiro concept a ser apresentado em 2019

O primeiro, a ser revelado já em fevereiro, com apresentação pública no Salão de Genebra em março, mostrará a visão da marca francesa para a mobilidade urbana. O segundo, será apresentado em maio, em Paris, onde a Citroën incorporará todos os seus novos desenvolvimentos na direção do ultra-conforto.

Os 100 anos da Citroën ficarão ainda marcados pelo lançamento de uma série especial “Origins” de vários dos seus modelos: C1, C3, C3 Aircross, C4 Cactus, C4/Grand C4 SpaceTourer e C-Elysée. Destacar-se-ão por apresentação e elementos específicos (cores e materiais), com inserções de elementos em cor bronze e um emblema “Origins since 1919”.

RELACIONADO: Conhece o «super» Citroën 2CV que alinhou do Lisboa-Dakar
Citroën 2cv

Em Portugal

Portugal não poderia ficar de parte na celebração do primeiro centenário da marca. Três conferências serão realizadas, organizadas pelo Clube Citroën Clássico de Portugal, com a primeira a ter como tema “Andre Citroën e os primeiros anos da marca”, que se realizará no próximo dia 13 de abril, no Museu Nacional dos Coches.

Através também do Clube, uma série de tertúlias — ou Citrotúlias — sobre os mais variados temas relacionados com a história da marca. Contem com uma participação alargada no Motorclássico, que se realiza de 26 a 28 de abril, e no Autoclássico (4 a 6 de outubro). E ainda há espaço para uma exposição no futuro Museu Motor Passion em Cascais.

 

Sabe esta resposta?
Qual a capacidade do motor do Citroën BX 4TC?
Oops, não acertou!

Pode encontrar a resposta aqui:

Citroën BX 4TC: o carro de ralis que a Citroën quis esquecer