Notícias Guerra das baterias. Marcas chinesas favorecidas pela «gigante» CATL

Indústria

Guerra das baterias. Marcas chinesas favorecidas pela «gigante» CATL

A CATL, líder mundial na produção de baterias, poderá estar a favorecer as marcas chinesas numa «guerra de preços» por quota de mercado.

CATL

As últimas semanas têm sido marcadas por um silencioso braço de ferro na indústria automóvel levado a cabo pela CATL. O epicentro localiza-se, mais uma vez, na China.

De acordo com a Reuters, a CATL – Contemporary Amperex Technology Co Ltd, a maior produtora mundial de baterias — com mais de 37% do mercado global — estará a favorecer as marcas chinesas no fornecimento de baterias.

Segundo fontes da Reuters, trata-se de um favorecimento através de descontos. Descontos direcionados exclusivamente a marcas chinesas como a Nio ou a Geely Zeekr. Ficaram de fora marcas como a Tesla e a Volkswagen, dois dos maiores clientes deste «gigante» asiático.

Para alguns executivos do setor, ouvidos pela Reuters, não há dúvidas:

“Está em curso uma guerra de preços. Assistimos a isso há algumas semanas ao nível dos veículos. Agora estamos a assistir ao mesmo ao nível das baterias”

Eric Norris, presidente de Armazenamento de Energia da Albemarle Corp

Sendo as baterias o elemento mais dispendioso de um veículo 100% elétrico, uma redução no preço deste componente representa um forte incentivo. Este favorecimento, que pode chegar a 7%, tem alegadamente outra nuance: obriga as marcas envolvidas a equipar 80% da sua produção com baterias fornecidas pela CATL.

Relacionado A fundo às 9000 rpm no Estoril. «Pilotámos» o Porsche 718 Cayman GT4 RS

Este poderá ser também uma forma da CATL manter a sua quota de mercado, perante a ofensiva de outros fornecedores de baterias, como a SVOLT que também anunciou redução de preços recentemente.

Baterias. Um monopólio chinês

Recordamos que a China produz três quartos de todas as baterias de iões de lítio a nível mundial. E concentra 70% da capacidade de produção de cátodos e 85% de ânodos (os principais componentes das baterias) a nível mundial.

Adicionalmente, mais da metade da capacidade de processamento e refinação de lítio, cobalto e grafite está localizada na China.

Na Europa, a CATL está a construir novas fábricas de baterias na Alemanha e na Hungria. Estão em curso acordos para fornecer baterias à Ford e BMW. Atualmente, as baterias CATL alimentam os modelos ID da Volkswagen e os Tesla Model 3 e Y produzidos na China.

Fonte: Reuters

Relacionado Baterias de estado sólido. Continental quer desafiar Ásia e EUA