Notícias Itália. Apostar apenas em elétricos é uma «prenda» para a China

Indústria

Itália. Apostar apenas em elétricos é uma «prenda» para a China

Segundo o Ministro dos Transportes italiano, apostar exclusivamente em elétricos a partir de 2035 é um «suicídio» da indústria europeia.

Fiat 500e a carregar vista traseira
© Fiat

Com o fim da comercialização de automóveis novos com motor de combustão interna aprovado para 2035 na União Europeia, o Governo italiano voltou a criticar a aposta exclusiva da Europa nos automóveis elétricos.

As críticas surgiram pela voz de Matteo Salvini, Ministro dos Transportes italiano. Citado pela Reuters, Salvini afirmou: “o fundamentalismo ideológico da eletrificação é suicídio e uma prenda para a China”.

O Ministro dos Transportes italiano reforçou ainda que: “todos nos preocupamos com o meio ambiente… mas isso não pode levar ao despedimento de milhões de trabalhadores e ao fecho de milhares de empresas”.

Itália prepara contraproposta?

Matteo Salvini não é o único membro do Governo italiano a criticar a aposta exclusiva nos automóveis elétricos e o fim do motor de combustão a partir de 2035.

Recentemente Antonio Tajani, o Ministro dos Negócios Estrangeiros italiano, avançou que a Itália vai tentar alterar as metas estabelecidas pela União Europeia.

Em declarações ao Corriere della Sera, Tajani explicou que a Itália “vai apresentar uma contraproposta: limitar a redução de emissões até 2035 aos 90% para dar à indústria tempo para se adaptar”.

Também Salvini referiu que será preciso mais tempo e financiamento para assegurar que a transição dos automóveis a combustão para os elétricos é feita de forma «suave».

Recorde-se que o fim do motor de combustão na União Europeia foi anunciado em novembro de 2022, com o acordo alcançado entre a Comissão Europeia, o Parlamento Europeu e os 27 Estados-membros.

Na semana passada o Parlamento Europeu aprovou a proibição da venda de automóveis novos com motor de combustão a partir de 2035.

Fiat Panda motor Twin Air (1)
© Fiat O novo governo italiano tem contraproposta ao fim da venda de automóveis novos a combustão em 2035.

Apesar de tudo isto, ainda falta tornar oficiais as novas metas de emissões para estas se tornarem efetivas. A aprovação final está prevista para março, mas como podemos observar, deverá ter oposição da Itália.

Fonte: Reuters