Notícias Nissan quer lançar primeiro elétrico com baterias de estado sólido em 2028

Baterias

Nissan quer lançar primeiro elétrico com baterias de estado sólido em 2028

Nissan acredita que em 2028 já terá um automóvel elétrico com baterias de estado sólido: terão o dobro da capacidade e vão aceitar o triplo da potência.

Nissan baterias estado sólido
© Nissan

A Nissan quer começar a produção em massa de um veículo elétrico com baterias de estado sólido já em 2028. Se tudo correr como planeado, pode ter o dobro da densidade e aceitar o triplo da potência de carregamento.

Em declarações aos britânicos da Autocar, David Moss, vice-presidente para a Investigação e Desenvolvimento (I&D) da Nissan na Europa, revelou que a fabricante nipónica espera ter uma fábrica-piloto pronta a funcionar já em 2025.

A não perder: Renault e Nissan «equilibram» Aliança. O que muda?

Por outro lado, Moss olha para 2026 como o ano em que a Nissan terá todo o trabalho de desenvolvimento de células finalizado, ainda que a equipa de engenheiros atual, que conta com a colaboração de cientistas da Universidade de Oxford, já tenha feito progressos muito relevantes: a equipa já evoluiu de pequenas células do tamanho de um botão para células de 10 metros quadrados.

Nissan baterias estado sólido 6
© Nissan A Nissan tem estado a desenvolver esta tecnologia no seu Centro de Investigação em Kanagawa, no Japão.

Porém, tudo indica que as células definitivas tenham uma dimensão semelhante às de um computador portátil.

O dobro da densidade e o triplo da potência de carregamento

Também à Autocar, David Moss abordou o potencial deste tipo de tecnologia, e mostrou-se muito confiante: “Queremos reduzir o custo (comparado com as baterias de iões de lítio) em 50%, aumentar para o dobro a densidade e triplicar a velocidade de carregamento”.

Relativamente a este último ponto, Moss fala num limite em torno dos 400 kW, o que efetivamente representa o triplo do que oferece, por exemplo, o Nissan Ariya (130 kW). Porém, o máximo do mercado atual são os 500 kW do Rimac Nevera e os 1000 kW do Tesla Semi (a Tesla Cybertruck vai suportar a mesma potência, de acordo com Elon Musk).

Mas ao contrário do que acontece com as baterias atuais, de iões de lítio, e novamente de acordo com David Moss, as baterias de estado sólido vão permitir velocidades mais consistentes e mais perto do limite da capacidade de carregamento.

Paralelamente, e anunciado o dobro da densidade, este tipo de baterias vai permitir o dobro da energia (ou seja, da autonomia…) para o mesmo volume e peso de uma bateria atual, pelo que teoricamente as baterias poderão ser, no geral, mais pequenas.

Sobre isso, Moss antecipa a possibilidade da Nissan criar dois tamanhos de baterias de estado sólido: uma mais pequena e uma “maior para utilizadores que precisem de uma autonomia enorme”.

Quanto ao modelo que poderá vir a receber esta tecnologia, tudo indica que será assente numa plataforma totalmente nova: “Quanto te comprometes com algo como estado sólido, tens mudar todo o o mecanismo e toda a arquitetura do veículo”, adiantou Moss.

Fonte: Autocar

Sabe esta resposta?
Em que ano nasceu o Mitsubishi Eclipse?
Oops, não acertou!

Pode encontrar a resposta aqui:

Coupés dos anos 90 (parte 2). Depois dos europeus, os coupés japoneses