Notícias Bugatti Centodieci. 50 000 km de testes depois, produção pode começar

Apenas 10 unidades

Bugatti Centodieci. 50 000 km de testes depois, produção pode começar

Após 50 mil quilómetros de exigentes testes, o exclusivo Bugatti Centodieci está pronto para entrar em produção.

Bugatti Centodieci

Só vão fazer 10 unidades do Bugatti Centodieci — uma delas está destinada a Cristiano Ronaldo —, mas a sua raridade não implica que não tenha de passar pelos mesmos exigentes testes de desenvolvimento que os outros.

A equipa de desenvolvimento composta por engenheiros e pilotos de teste pôs à prova o Centodieci nos mais diferentes cenários, desde os testes de alta velocidade no anel de Nardò (Itália) aos rigores do pára-arranca citadino, de dia e de noite.

No total o protótipo de testes de cor branca acumulou 50 mil quilómetros, ao ritmo de 1200 km por dia, apenas interrompidos por verificações técnicas, reabastecimentos e troca de pilotos (três no total).

VEJAM TAMBÉM: Bugatti trancou o Centodieci numa câmara frigorífica. Porquê?
bugatti centodieci
Os últimos testes decorreram no complexo de Nardò, em Itália.

"O Centodieci é levado aos limites deliberadamente de modo a garantir um comportamento fiável de alto nível em situações extremas. Apesar de a maioria dos carros nunca chegar a este patamar, mesmo assim é testado. Esta é a filosofia da marca e é por isso que colocamos um esforço enorme nestes testes todos. A Bugatti está comprometida com padrões da mais elevada qualidade. Os testes de resistência em Nardò representam o ato final dos extensos ensaios."

Carl Heilenkötter, gestor de projeto responsável pelos Bugatti "one-off" (modelos únicos) e "few-off" (modelos de muito pequena produção)

Assim que a avaliação final estiver terminada, as primeiras unidades do Bugatti Centodieci começarão a ser produzidas no Atelier Molsheim, cada uma com um preço a começar nos oito milhões de euros (sem impostos).

Todas as 10 unidades serão entregues aos seus novos proprietários este ano.

Centodieci, em homenagem ao Bugatti EB110

Antes de ter sido adquirida pelo Grupo Volkswagen, houve uma primeira tentativa de ressuscitar a Bugatti e o EB110 foi o seu primeiro modelo.

bugatti centodieci

O Bugatti Centodieci foi concebido para homenagear o EB110 — centodieci é 110 em italiano — e inspira-se neste para muitas das suas soluções estilísticas.

Mas por baixo da carroçaria de traços evocativos encontramos o «familiar» 8.0 W16 quad-turbo, aqui com 1600 cv — mais 100 cv do que no Chiron —, capaz de projetar o Centodieci até aos 100 km/h em apenas 2,4s, aos 200 km/h em 6,1s e aos 300 km/h em muito rápidos 13,1s.

A velocidade máxima foi limitada a 380 km/h, mas a Bugatti diz que o Centodieci é capaz de acelerações laterais equivalentes às do Divo, o modelo mais orientado para circuito do construtor de hipercarros francês.