Notícias AMG e BMW M acabaram de ganhar um novo rival

Apresentação

AMG e BMW M acabaram de ganhar um novo rival

A Genesis acaba de apresentar a sua própria divisão de alto rendimento. Chama-se Magma e é laranja, muito laranja.

genesis Magma division
© Genesis

A Genesis, que pode ser vista como a divisão premium do grupo Hyundai, quer deixar marca na edição de 2024 do Salão Automóvel de Nova Iorque, nos EUA, que abre portas no dia 29 de março.

Isto porque o fabricante sul-coreano acaba de apresentar a sua nova divisão de alto rendimento, denominada Magma, levando ao certame nova-iorquino o seu primeiro representante.

Olhe para ela como a equivalente à Mercedes-AMG, Audi RS ou BMW M. Ou então, por questões de proximidade, à Hyundai N.

genesis Magma division
© Genesis

O Magma Program, como a Genesis lhe chama, tem como objetivo “desenvolver um modelo Magma de alto desempenho para cada modelo de produção, maximizando a estética e o desempenho”.

Contudo, para já, ainda só pode ser visto sob a forma de um protótipo: o GV60 Magma Concept. A este junta-se um segundo protótipo, o X Gran Berlinetta Concept, que ainda só existe no mundo virtual.

Afinal, este híbrido com 1085 cv de potência foi especialmente desenhado para o Gran Turismo 7, ainda que adote as soluções visuais que parecem «marcar» a divisão Magma, a começar logo na cor, um laranja bastante vibrante.

O que esperar?

A Genesis é muito cautelosa acerca dos detalhes técnicos que revela acerca do GV60 Magma Concept. Relembramos que o GV60 é um crossover 100% elétrico tecnicamente muito próximo dos Hyundai IONIQ 5 e Kia EV6.

Sobre este, a Genesis garante que esta versão de alto rendimento “eleva o design e a performance do GV60 que existe atualmente” e fá-lo com “uma bateria e um motor melhorados”.

A NÃO PERDER: Acabou a espera. Hyundai IONIQ 5 N chega a Portugal e já tem preço

A somar a isso, a marca confirma que o GV60 Magma Concept conta com vias mais largas, uma suspensão rebaixada e com uma aerodinâmica revista em relação aos outros GV60.

Podemos ver isso na nova asa traseira, capaz de gerar downforce, jantes de 21” com acabamento em titânio e guarda-lamas alargados.

genesis Magma division
© Genesis

Sobre potência e performance, a Genesis não adianta nada. Contudo, é expectável que o GV60 Magma Concept se apresente com números reforçados face à versão de produção.

Tendo em consideração a proximidade técnica com o IONIQ 5 e o EV6, não surpreenderia se herdasse do IONIQ 5 N ou do EV6 GT algumas das suas características técnicas.

Versão limitada para o Médio Oriente

A juntar ao GV60 Magma Concept, também vai estar no Salão de Nova Iorque o G80 Magma Special, uma versão especial — no mesmo tom de laranja — do G80 em comercialização. Será, segundo a marca, “uma versão aprimorada do G80 com um comportamento dinâmico e performances melhoradas”.

Esta versão será limitada a poucas unidades e será vendida de forma exclusiva no Médio Oriente.