Primeiro Contacto É quase perfeito. Este Genesis GV70 só tem um defeito

Vídeos RA

É quase perfeito. Este Genesis GV70 só tem um defeito

Uma estrada de montanha foi o suficiente para deixar a descoberto o melhor e o pior do Genesis GV70 nesta versão 100% elétrica.

Genesis GV70 Electrified

Primeiras impressões

7.5/10

O Genesis GV70 é dos modelos mais confortáveis que já conduzi. Não estou a exagerar.

Prós

  • Qualidade de construção
  • Imagem
  • Potência
  • Acerto da suspensão

Contras

  • Autonomia
  • Comportamento dinâmico

Em Portugal, o Genesis GV70 é seguramente um ilustre desconhecido. Infelizmente, os planos da marca para Portugal nunca saíram do papel.

É uma pena. Cada vez que testo um Genesis as sensações são sempre positivas. Não é de estranhar: estamos a falar da divisão de luxo do grupo Hyundai. Um grupo que nos últimos 20 anos teve uma evolução meteórica em todos os aspetos, da qualidade ao design, sem esquecer a tecnologia.

World Car Awards 2024 Aceitam-se apostas. Qual será o melhor carro do mundo em 2024?

Questões paralelas à parte, vamos focar-nos no Genesis GV70. Um modelo que tive oportunidade de testar na sua versão 100% elétrica no âmbito dos World Car Awards.

Como podem ver neste vídeo, fiquei com muito boa impressão. Mas nem tudo são rosas:

Qualidade elevada

Tal como referi no vídeo, a qualidade de construção e materiais do Genesis GV70 Electrified estão num nível muito elevado. Não fica nada a dever às marcas premium alemãs.

Do ponto de vista tecnológico, o sistema de infoentretenimento pode não ser tão evoluído como aquele que encontramos nos modelos da Mercedes-Benz e da Audi, mas é seguramente mais fácil de utilizar do que o software da BMW — que tem mais opções que um menu de um restaurante indiano.

Quanto à habitabilidade, nota positiva para o espaço reservado para os ocupantes. Já aqueles que diz respeito à bagagem não é mais do que «suficiente».

Ao volante do Genesis GV70 Electrified

É neste particular que encontramos o melhor e o pior do Genesis GV70. Vamos já despachar o mau: a capacidade das baterias.

Guilherme Costa ao volante do Genesis GV70
© Razão Automóvel

Com 360 kW (490 cv) de potência máxima combinada, um peso substancial (2310 kg) e baterias de «apenas» 77,4 kWh, não há milagres. A autonomia anunciada é de 380 km (ciclo combinado EPA, norte-americano). Um valor que é suficiente, mas não é fantástico.

Este é para mim o único «defeito» digno de nota neste modelo de luxo sul-coreano. Depois temos a questão da dinâmica, que não é apurada. É apenas segura e previsível.

Não é uma crítica, é uma constatação e talvez tenha muito a ver com a especificação norte-americana do GV70 Electrified que conduzi. Dito isto, até gostei da opção de privilegiar o conforto. Tal como digo no vídeo: é soberbo.

Num mundo dominado por pneus de baixo perfil, performances avassaladoras e números que ditam quase tudo, confesso que conduzir um carro que só nos quer tratar bem é uma experiência ótima.

Naturalmente que o «poder de fogo» existe: são quase 500 cv, além dos 700 Nm de binário estarem a um pisar do pedal da direita de distância.

Mas a vontade de espremer a potência combinada dos dois motores elétricos (180 kW cada) é normalmente ultrapassada pela vontade de desfrutar do conforto, silêncio e suavidade de todo o conjunto. Obrigado Genesis.

Descubra o seu próximo automóvel:

Genesis já chegou à Europa, mas não a Portugal

O Genesis GV70 Electrified já se encontra à venda na Europa, ainda que de forma muito limitada. Isto porque a marca sul-coreana apenas se encontra disponível na Alemanha, Reino Unido e Suíça. Ainda não há confirmação se virá ou não para Portugal.

Na Alemanha, o Genesis GV70 Electrified está disponível com preços a partir de 69 580 euros, um valor bastante competitivo para a classe. Pela frente tem concorrentes como o BMW iX3 que, na Alemanha, até é um pouco mais acessível (77 700 euros em Portugal), mas tem praticamente 200 cv a menos e apenas tração traseira.

Veredito

Genesis GV70 Electrified

Primeiras impressões

7.5/10
Gostava de ver mais marcas europeias a assumir este caminho no segmento de luxo: colocar deliberadamente o comportamento dinâmico de lado e assumir o conforto como prioridade n.º1. O Genesis GV70 mostra que nem todos têm de ser exatamente iguais. Nós agradecemos.

Prós

  • Qualidade de construção
  • Imagem
  • Potência
  • Acerto da suspensão

Contras

  • Autonomia
  • Comportamento dinâmico