Notícias Peugeot deu ao 9X8 uma asa traseira para voar mais alto em 2024

Apresentação

Peugeot deu ao 9X8 uma asa traseira para voar mais alto em 2024

A Peugeot revelou um muito revisto 9X8 com uma inédita asa traseira para alcançar outros voos no Campeonato Mundial de Resistência.

Peugeot 9X8 2024, traseira
© Peugeot

Após uma primeira época onde o ponto alto foi o 3.º lugar em Monza, a Peugeot vai enfrentar a temporada 2024 do Mundial de Resistência (WEC) com um 9X8 profundamente revisto.

É impossível não reparar na maior novidade de todas: a inédita asa traseira. Recordamos que o Hypercar francês destacou-se, desde logo, pela ausência deste elemento aerodinâmico no seu design, distinguindo-o de todos os outros Hypercars.

© Peugeot A silhueta do Peugeot 9X8 é nova e aproxima-se da dos seus rivais. Dito isto, a nova asa traseira surge numa posição bastante baixa.

Apesar de parecer ser a única (grande) alteração, a Peugeot Sport, pela voz do seu diretor técnico, Olivier Jansonnie, diz que “90% dos componentes da carroçaria foram redesenhados” devido à redistribuição das cargas aerodinâmicas.

No entanto, a aparência final do 9X8, que retém o mesmo chassis e estruturas de segurança, é muito semelhante à do 9X8 que correu em 2023, apesar da silhueta distinta.

Jansonnie justifica as mudanças radicais no design do 9X8, que o aproxima muito mais dos rivais, para que fosse dado ao protótipo “um tratamento equivalente pelo BoP (Balance of Performance)”, sem ficarem tão dependentes deste.

“Fizemos escolhas que hoje já não se mostram as mais corretas e esta diferença de desempenho não foi suficientemente compensada pelo BoP em 2023”.

Olivier Jansonnie, Diretor Técnico da Peugeot Sport

Ganha uma asa, mas perde os pneus de largura idêntica

A decisão de adicionar uma asa traseira ao 9X8 foi acompanhada por uma nova configuração de pneus. Se antes o Peugeot 9X8 apresentava pneus com larguras idênticas à frente e atrás (31 cm), agora são mais estreitos à frente e mais largos atrás — 29 cm e 34 cm respetivamente.

© Peugeot

A configuração anterior permitia à Peugeot Sport alcançar uma distribuição de peso 50/50, com as regras dos Le Mans Hypercars (LMH) a darem a possibilidade de gerar a maioria do downforce (força descendente) pelo fundo do carro. Foi essa a razão que permitiu abdicar inicialmente da asa traseira.

Com esta nova configuração, houve uma alteração do centro de gravidade, o peso passou a incidir mais sobre a traseira e há mais downforce a ser gerado pelas superfícies superiores da carroçaria — incluindo a asa traseira.

Olivier Jansonnie diz que tudo isso “implicou deslocar alguns componentes e trabalhar no peso para tornar outros mais leves”.

Mais fiabilidade

As mudanças substanciais efetuadas ao Peugeot 9X8 obrigou a uma nova homologação do protótipo, com a equipa da Peugeot Sport a ter aproveitado a ocasião para adicionar melhorias ao nível da performance e fiabilidade — afinal, tratam-se de corridas de resistência.

Essas melhorias foram aplicadas, essencialmente, no V6 biturbo de 2,6 l do protótipo e na sua caixa de velocidades de sete relações.

Não vai ser preciso esperar muito para ver os efeitos práticos das mudanças efetuadas pela Peugeot Sport ao 9X8. A estreia acontece na segunda ronda do Campeonato do Mundo FIA de Resistência (WEC) de 2024, as 6 Horas de Imola, no dia 21 de abril.