Notícias Esta esfera é o seletor de marcha do novo Genesis GV60

Arranque a Frio

Esta esfera é o seletor de marcha do novo Genesis GV60

Recentemente foi revelado o primeiro elétrico da Genesis, o GV60, e com ele vem, talvez, o seletor de marcha mais intrigante a fazer parte de um automóvel.

Genesis GV60

Se o design exterior do Genesis GV60, o primeiro elétrico da marca premium coreana, deu azo a alguma controvérsia, o seu seletor de marcha esférico e rotativo também deverá originar alguns comentários.

Denominado “Crystal Sphere” (Esfera de Cristal), à primeira vista não parece ser mais do que um objeto decorativo iluminado na consola central, mas trata-se, efetivamente, do seletor de marcha do GV60. Quando este roda sobre o seu eixo horizontal, revela uma superfície metálica onde encontramos o “P” (parqueamento).

Nessa posição podemos selecionar a relação pretendida “R”, “N” ou “D”, rodando a esfera para a esquerda ou direita. E ainda podemos selecionar os diferentes modos de condução.

VEJAM TAMBÉM: Genesis apresenta G70 Shooting Brake de olhos postos na Europa

O Genesis GV60, da marca premium do Hyundai Motor Group, recorre à mesma base dos Hyundai IONIQ 5 e Kia EV6, a e-GMP. Ainda não foram avançadas especificações sobre o crossover elétrico, mas é provável que partilhe algumas com os seus “primos” sul-coreanos.

A Genesis iniciou recentemente a sua atividade comercial na Europa, estando disponível na Alemanha, Reino Unido e Suíça, mas contem com a expansão da marca no “velho continente”.


Sobre o “Arranque a Frio”. De segunda a sexta-feira na Razão Automóvel, há um “Arranque a Frio” às 8h30 da manhã. Enquanto bebe o seu café ou ganha coragem para começar o dia, fique a par de curiosidades, factos históricos e vídeos relevantes do mundo automóvel. Tudo em menos de 200 palavras.