Notícias Luc Donckerwolke eleito Personalidade Mundial do Ano 2022

World Car Awards 2022

Luc Donckerwolke eleito Personalidade Mundial do Ano 2022

Luc Donckerwolke foi eleito Personalidade Mundial do Ano 2022, a primeira vez que o galardão do World Car Awards é entregue a um designer.

Luc Donckerwolke, Personalidade do Ano 2022 Ver vídeo

Oa 102 jurados de 33 países do World Car Awards (WCA) — entre eles, Guilherme Costa, co-fundador e diretor da Razão Automóvel e diretor dos World Car Awards — atribuíram a Luc Donckerwolke, o vice-presidente executivo de design e diretor criativo do Hyundai Motor Group, o título de Personalidade Mundial do Ano 2022.

O designer belga sucede a Akio Toyoda, o diretor executivo da Toyota, Carlos Tavares (2020), atual diretor executivo da Stellantis, Sergio Marchionne (2019), o malogrado diretor executivo da FCA e Håkan Samuelsson (2018), o ainda presidente e diretor executivo do Volvo Car Group.

Donckerwolke é o primeiro designer a receber este galardão, com os jurados do WCA a destacarem a nova geração de modelos elétricos lançados sob a sua batuta durante 2021: o Hyundai IONIQ 5, o Kia EV6 e o Genesis GV60.

TODOS OS NOMEADOS: World Car Awards. Estes são os 5 finalistas do prémio Personalidade do Ano 2022
Luc Donckerwolke
Luc Donckerwolke a supervisionar o modelo do futuro Genesis GV60.

Três modelos bastante distintos entre si — com o design do IONIQ 5 e EV6 em particular a serem motivo de vários galardões —, cada um com uma forte identidade, mas unidos pela mesma plataforma e-GMP e tecnologia.

Os jurados destacam ainda os restomod efetuados sobre os modelos Pony e Grandeur, trazendo para a «linha da frente» a herança automóvel da Coreia do Sul, que poucos conhecem e é até negligenciada.

Hyundai-Pony-EV
Restomod com base no primeiro Hyundai Pony.

Percurso cheio de marcos

Luc Donckerwolke assumiu as funções de diretor criativo no Hyundai Motor Group em 2016, após uma carreira passada, maioritariamente, no Grupo Volkswagen.

Passou pela Skoda e Audi, foi diretor de design da Lamborghini, SEAT e Bentley e só depois «partiu» para a Coreia do Sul. Entre os modelos com a sua «assinatura» temos o primeiro Skoda Octavia (1996) e Fabia, Audi A2, Lamborghini Murcielago e Gallardo, ou ainda a quarta geração do SEAT Ibiza, lançada em 2008.

Já no Hyundai Motor Group assumiu a supervisão do design da nova marca premium do grupo sul-coreano, a Genesis, tomando pouco tempo depois o lugar de Peter Schreyer como vice-presidente executivo de design de todo o grupo.

"Estou profundamente honrado por receber o galardão de Personalidade Mundial do Ano e gostaria de agradecer a todos os membros do júri e à valorizada equipa do Hyundai Motor Group, sem a qual isto não teria sido possível."

Luc Donckerwolke, vice-presidente executivo de design e diretor criativo Hyundai Motor Group

Luc Donckerwolke diz estar “encantado pelo reconhecimento que as marcas Hyundai, Kia e Genesis têm recebido”. O designer continua: “são um reflexo verdadeiro do esforço de todos os funcionários, distribuidores e parceiros do Hyundai Motor Group, que trabalharam afincadamente para desenvolver uma gama de modelos relevantes e cativantes e que se encontram à venda em mais de 200 mercados no mundo.”

O designer refere ainda a introdução da Genesis, a marca premium do grupo sul-coreano, em 2016: “desde a sua introdução, a Generis cresceu para receber muitos galardões, e sinto-me privilegiado por fazer parte da criação, lançamento e desenvolvimento da marca ao lado dos meus estimados colegas”.

"Eu disse sempre 'Faço o trabalho de design de graça e sou apenas pago pelas reuniões". E apesar de haver realmente muitas reuniões, é sempre mais fácil realizar uma tarefa quando estamos a trabalhar no nosso emprego de sonho rodeado por uma equipa dedicada. Obrigado mais uma vez por esta honra fantástica."

Luc Donckerwolke, vice-presidente executivo de design e diretor criativo Hyundai Motor Group