Notícias Rolls-Royce Phantom II de 1929 troca seis cilindros gigante por motor elétrico

Conversão

Rolls-Royce Phantom II de 1929 troca seis cilindros gigante por motor elétrico

Um dos mais recentes projetos da Electrogenic envolveu um clássico Rolls-Royce Phantom II de 1929 que foi convertido para ser 100% elétrico.

© Electrogenic

Precisamente numa altura em que a Rolls-Royce acaba de colocar no mercado o seu primeiro automóvel de produção totalmente elétrico, o Spectre, surgem agora outros projetos com um «espírito» semelhante.

E não podiam vir de mais atrás do que este Rolls-Royce Phantom II de 1929, dos quais foram construídas apenas 1681 unidades entre 1929 e 1936. Quase um século depois foi entregue aos cuidados da empresa britânica Electrogenic para uma conversão total.

© Electrogenic Onde estava o motor de combustão original reside agora uma bateria com 93 kWh de capacidade

Tal como desejado pelo seu proprietário, o enorme motor de seis cilindros em linha com 7,7 l de capacidade e a caixa de velocidades de quatro relações foram retirados do seu berço original. Um procedimento que foi feito com uma elevada dose de cuidado e atenção, de forma a garantir a conservação dos componentes originais.

No lugar destes, a Electrogenic instalou um conjunto de módulos de bateria que perfazem um total de 93 kWh. Tudo com um visual que até parece perfeitamente adequado à sua época, graças à presença de uma original cobertura em alumínio, produzida artesanalmente.

© Electrogenic

A locomoção do Phantom II fica agora a cargo de um motor elétrico instalado entre as traves do chassis, em conjunto com uma caixa de relação fixa.

Depois de todo o software ter sido afinado e ajustado a este modelo, este Rolls-Royce Phantom II elétrico ficou com uma potência máxima de 150 kW (204 cv) e um binário de 310 Nm. O que é um aumento de potência considerável, face aos 120 cv às 3000 rpm originais deste modelo.

Em termos de autonomia, a Electrogenic afirma que o Phantom II conseguirá percorrer cerca de 240 km em condições de «mundo real». Sempre com um tipo de locomoção totalmente silenciosa.

Experiência de condução melhorada

O Rolls-Royce Phantom II fica agora pronto para rolar em perfeito silêncio e segundo as informações disponíveis, a experiência de condução melhorou significativamente.

Com esta nova «versão», é mais simples iniciar cada viagem, as acelerações são muito mais suaves e é dispensada a necessidade de efetuar passagens de caixa com «duplas». Ou seja, a necessidade de usar a embraiagem para retirar a relação e novamente para colocar a relação seguinte. Afinal, a caixa de velocidades original de quatro relações nem sequer era sincronizada.

Mesmo com a adição do conjunto de baterias, o peso total acabou por se manter em torno das duas toneladas, mas o sistema de travagem também foi bastante melhorado.

Além disso, agora, o Phantom II também conta com modos de condução (Drive, Eco e Sport), além de incluir um sistema de regeneração de energia — essa «magia negra» do séc. XXI —, capaz de captar uns «eletrões» extra para armazenar na bateria.

Tal como revelado por Steve Drummond, da Electrogenic, este projeto durou 18 meses para ficar concluído, envolvendo uma equipa empenhada de engenheiros, programadores e construtores.

Se alguns podem considerar uma heresia, a verdade é que Sir Henry Royce sempre sonhou com carros elétricos a circular em perfeito silêncio. Dito isto, se ele concordaria com a conversão, quase um século depois, dos automóveis desse período, é matéria que fica aberta para debate.

A apresentação deste Rolls-Royce Phantom II convertido para elétrico será oficializada durante o próximo evento do Hampton Court Palace.