Notícias Gazoo Racing continua a «dar cartas». Vem aí um novo Toyota MR2

Salão de Tóquio 2023

Gazoo Racing continua a «dar cartas». Vem aí um novo Toyota MR2

Os pessimistas vão ter de engolir as lágrimas e esboçar um sorriso. A família Gazoo Racing vai crescer e receber um sucessor do Toyota MR2.

O Salão de Tóquio 2023 está a ser uma verdadeira passerelle de modelos desportivos. Depois da Honda, da Nissan e da Mazda, foi a vez da Toyota revelar também os seus planos no que aos desportivos diz respeito.

Chama-se FT-Se e é um protótipo que antecipa o próximo desportivo da marca japonesa. Trata-se de uma evolução do Sports EV, apresentado em 2021, e traz consigo algumas novidades.

Talvez a mais importante é que poderá não ser bem um Toyota. Prestem atenção ao logótipo no capô porque a explicação surge nas próximas linhas…

O GR FT-Se tem 4380 mm de comprimento, 1895 mm de largura, 1220 de altura e uma distância entre eixos de 2650 mm, mais comprido e largo que o GR86, mas mais baixo

Gazoo Racing ganha autonomia

A pequena divisão desportiva da Toyota, outrora secreta e quase clandestina, poderá estar prestes a emancipar-se. Falamos naturalmente da Gazoo Racing.

Neste protótipo FT-Se deixámos de ter o logótipo da Toyota e passamos a ter as iniciais da Gazoo Racing no capô.

Pode parecer apenas um detalhe, mas com uma gama de modelos cada vez maior, a Toyota poderá estar prestes a promover a divisão Gazoo Racing ao estatuto de marca autónoma.

Os resultados e a notoriedade que os modelos com assinatura Gazoo Racing (GR) conquistaram em tão pouco tempo fazem desta eventualidade uma forte possibilidade.

Sobre o Gazoo Racing FT-Se

Os desportivos de dois lugares são um conceito de boa memória para a Toyota. Além do Supra, que foi resgatado dos anos 90, tínhamos também o Toyota MR2.

Relacionado Há um novo motor a hidrogénio para competição e não é da Toyota

Pois bem, este Gazoo Racing FT-Se poderá assumir o lugar de sucessor espiritual do Toyota MR2 na gama Toyota, posicionando-se entre o GR86 e o Supra. O concept apresentado em 2021 tinha um teto targa removível, algo que aparentemente desapareceu neste FT-Se, mas a esperança mantém-se.

Quando a motores, esqueçam os blocos a gasolina. Este FT-Se vai ser um desportivo 100% elétrico. O que não tem de ser uma fatalidade, porque no que diz respeito à afinação de chassis e combate ao «peso» a Gazoo Racing não dispensa lições.

Precisamente por isso — peso, peso, peso… — o mais provável é este FT-Se recorrer apenas a um motor elétrico montado no eixo traseiro. Quanto a números de potência e capacidade da bateria, não há qualquer previsão.

Toyota FT-Se interior
O interior é dominado por três ecrãs, dois deles com a dimensão de um smartphone.

Pode ser que todas estas movimentações em torno da Gazoo Racing recuperem outro modelo que está a ser «cozinhado» nos estúdios de design e departamento de engenharia da marca: o GR Super Sport.

Um hipercarro derivado do programa do Mundial de Resistência (WEC) equipado com um motor V6 híbrido com mais de 1000 cv de potência. Um modelo que para já tem o seu desenvolvimento congelado.

De facto, a Toyota esta a fazer a vida difícil aos mais pessimistas que auguram tempos «negros» para quem gosta de automóveis desportivos. Para os outros, continuará a haver motivos para sorrir.