Notícias Do mundo virtual para o real. CUPRA revela DarkRebel

Apresentação

Do mundo virtual para o real. CUPRA revela DarkRebel

Apesar da tónica desportiva, a CUPRA ainda não tem um desportivo. Poderá o Dark Rebel dar as primeiras pistas sobre como esse desportivo poderá ser?

O CUPRA DarkRebel nasceu no mundo virtual, no Metahype, o espaço da marca no metaverso. Foi revelado há uns meses, mas agora passa a existir no mundo real, como um objeto físico, e pode ser visto no Salão de Munique.

A configuração final desta shooting brake bilugar e 100% elétrica é o resultado de 270 mil configurações efetuadas online por fãs da marca num Hyper Configurator criado para o efeito.

CUPRA DarkRebel perfil
© CUPRA

Além das linhas expressivas e elementos aerodinâmicos exagerados que já conhecíamos — “a provocação máxima do design CUPRA”, nas palavras da marca —, o protótipo surge com um tom violeta escuro, similar a mercúrio líquido, que muda consoante a forma como a luz incide na expressiva carroçaria.

O DarkRebel não prevê nenhum modelo de produção, mas concentra e magnifica o que podemos esperar do design da marca para o futuro: superfícies muito expressivas e elementos gráficos fortes e distintos.

A identidade da marca vai evoluir assim para uma nova assinatura luminosa, composta por três elementos triangulares. Já a pudemos ver no Tavascan, o «SUV-coupé» elétrico, e que também marcou presença em Munique.

Atrás, a iluminação compreende os mesmos três triângulos, mas também uma fina faixa LED que quebra a sua orientação para contornar o símbolo da CUPRA ao centro… também iluminado.

Destaque ainda no Dark Rebel para o design das jantes, influenciado pelos carros de competição da CUPRA, procurando combinar performance e eficiência. Estas combinam a forma triangular do símbolo da CUPRA e expandem-no parametricamente, combinando raios de cor negra com acentos a cobre e elementos transparentes.

Interior é tão radical como o exterior

O interior é minimalista, mas também radical na aparência. Recorre igualmente ao design paramétrico para o definir, assim como impressão 3D (fabricação aditiva) e a materiais mais sustentáveis (incluindo bambu 90% biodegradável).

CUPRA DarkRebel interior
© CUPRA A espinha central impressiona, assim como o design do volante: este é influenciado tanto pelo mundo da competição como pelo mundo… dos jogos.

A espinha central metálica, que recorre à tecnologia de impressão 3D, concentra as atenções, quase como de uma escultura se tratasse.

As baquets Supersport também captam a atenção, apresentando encostos de cabeça revestidos com tecido de tricotagem 3D, suportadas por uma estrutura feita de um material transparente cristalino e inserções de cobre.

O CUPRA DarkRebel também conta com uma câmara témica no tejadilho. Esta monitoriza o habitáculo e atua sobre o controlo de climatização ajustando automaticamente a temperatura e fluxos de ar. A iluminação ambiente nessa zona também muda, informando visualmente se a temperatura desce ou sobe.

E performances?

Seria de esperar que a CUPRA ao revelar algo tão visualmente extravagante como o DarkRebel, viesse acompanhado de alguns números sumarentos, mas não.

Apenas sabemos que é 100% elétrico e o seu propósito é mesmo o de ser um manifesto visual para o futuro do design da marca.

CUPRA DarkRebel frente topo
© CUPRA

As probabilidades de vermos algo semelhante ao Dark Rebel passar à produção são reduzidas, assim, reduzidas.

Ainda que, Wayne Griffiths, diretor executivo da SEAT e CUPRA, tenha dito durante a revelação virtual do protótipo em abril: “é tempo de pensar no futuro. O nosso próximo sonho. O CUPRA DarkRebel é a interpretação da nossa visão”.

Quem sabe? Talvez haja espaço no futuro para um desportivo… na desportiva CUPRA. Assuma os contornos do DarkRebel ou não.