Notícias Toyota faz protótipo para ir fora de estrada e… do planeta

Protótipos

Toyota faz protótipo para ir fora de estrada e… do planeta

Seja neste planeta ou em qualquer outro, o novo protótipo Space Mobility da Toyota parece estar pronto para uma nova era de exploração.

Protótipo Lunar Toyota
© Toyota Times

A edição deste ano do Salão de Tóquio é dedicada à mobilidade, seja neste mundo ou até noutros. No espaço da Toyota, por exemplo, um dos protótipos vai certamente destacar-se pelo seu visual «diferente».

Com quatro enormes rodas totalmente fora da carroçaria, este protótipo foi concebido como uma solução de mobilidade para… a lua ou mesmo outros planetas.

Ainda não sabemos muito sobre este protótipo lunar, mas sabemos que está equipado com um motor elétrico em cada roda, mas também com um sistema de direção independente.

Desta forma, até o mais inesperado dos cenários pode ser percorrido. Afinal, este veículo tem a capacidade de superar rochedos com 50 cm de altura e enfrentar subidas ou descidas com um ângulo de 25º.

Os sistemas que estão a ser desenvolvidos com este protótipo estão destinados a veículos de mobilidade espacial, como o Lunar Cruiser, desenvolvido pela Toyota em conjunto com a Jaxa (agência de exploração espacial japonesa).

O protótipo a ser apresentado no Salão de Tóquio — portas abrem a 25 de outubro —, tem a capacidade de transportar duas pessoas. O comprimento é de 3,46 m, a largura de 2,175 m e a altura ascende a 1,865 m.

Mobilidade para este planeta

Para uma vertente mais próxima da que conhecemos, a Toyota terá mais dois protótipos bastante interessantes. Um deles chama-se Land Hopper, que é uma espécie de trotinete com motor elétrico. Tem três rodas, um assento e a capacidade de se poder dobrar facilmente para arrumar no porta-bagagens do carro.

O objetivo é proporcionar uma alternativa em termos de mobilidade quando, por exemplo, viaja. Ou seja, poderá deixar o carro num determinado local e conhecer locais de acesso mais difícil com este Land Hopper.

Além disso permite que seja conduzido por maiores de 16 anos, mas também por idosos que já não queiram conduzir um automóvel. Por causa disso, o assento tem uma posição mais baixa, que permite um acesso simples e confortável.

A Toyota também pensou naqueles para quem a mobilidade diária é mais difícil. A Toyota JUU é um protótipo de uma cadeira de rodas equipada com um motor elétrico semelhante aos usados nos automóveis e tem o objetivo de permitir uma maior autonomia para quem necessita de uma cadeira de rodas.

Tem a particularidade de conseguir subir e descer escadas — degraus com espelho até 16 cm —, e para garantir a estabilidade necessária e evitar que a cadeira tombe, tem uma «cauda» retrátil por detrás do encosto, que gira.

O próximo passo para a JUU passa pela exploração de soluções relacionadas com locomoção autónoma. Como por exemplo, a capacidade de a cadeira se deslocar e arrumar automaticamente na parte de trás do carro, depois de o condutor se sentar no veículo e regressar junto deste no final da viagem.

Sabe esta resposta?
Em que ano foi apresentado o original Toyota Sera?
Oops, não acertou!

Pode encontrar a resposta aqui:

Toyota Sera. Terá sido este pequeno coupé o mais extravagante da Toyota?