Notícias Toyota Land Cruiser do futuro é 100% elétrico e não tem pedais

Antevisão

Toyota Land Cruiser do futuro é 100% elétrico e não tem pedais

A Toyota acaba de apresentar uma versão muito futurista do seu Land Cruiser, mas esta é apenas uma de muitas novidades presentes em Tóquio.

Uma das novidades da Toyota para o Salão de Tóquio inclui um dos nomes com mais história no mundo automóvel: Land Cruiser. Só que daquilo que deixa ver percebemos que de Land Cruiser este protótipo só tem o nome — à qual vê adicionada a designação “Se” —, e as dimensões.

O desenho moderno com traços bem vincados, mas com uma imagem bastante robusta, apresenta-se com 5,15 m de comprimento, dois metros de largura e 1,70 m de altura.

Se o desenho já o afasta dos Land Cruiser que conhecemos, a sigla BEV na lateral confirma que é um protótipo 100% elétrico.

Para mais, estamos na presença de uma carroçaria monocoque e não o tradicional chassis de longarinas, o que poderá adiantar algumas pistas sobre o seu desempenho dinâmico.

As informações disponíveis, no entanto, não referem dados sobre motorizações ou bateria, mas a ideia é que este será um Land Cruiser que não vai «gostar» de se afastar do asfalto. Afinal, com uma distância entre eixos com mais de três metros e uma altura ao solo mais comedida, transpor obstáculos poderá não ser a manobra mais simples de se efetuar.

No habitáculo, a marca adianta que vão existir três filas de assentos, mas a grande novidade está reservada para o lugar do condutor. É que, além de o volante do tipo yoke (manche) — como já vimos na Tesla e na Lexus —, est inclui os comandos do acelerador e do travão, dispensando a presença dos tradicionais pedais.

A Toyota chama a esta nova solução NEO Steer, inspirado nos guiadores das motas. O seu tamanho compacto permite uma visão melhorada e a ausência de pedais a adoção de uma posição de condução mais confortável e a possibilidade de o Toyota Land Cruiser Se ser conduzido por pessoas com deficiências motoras.

Explorador espacial Toyota faz protótipo para ir fora de estrada e… do planeta

Por falar em ícones, e a Toyota Hilux?

Não sabemos se a Toyota também vai lançar uma nova Hilux numa vertente futurista e 100% elétrica, mas o novo protótipo EPU, que também fará a sua estreia no Salão de Tóquio, parece antecipar a primeira pick-up elétrica do construtor.

Tal como acontece com o Toyota Land Cruiser Se, além de elétrica, também recorre a uma carroçaria monocoque e as dimensões são também generosas: mais de cinco metros de comprimento, 1,91 m de largura e 1,71 m de altura. A distância entre eixos 3,35 m é anormalmente longa. A Hilux de cabina dupla é 25 cm mais comprida, mas a distância entre eixos é 27 cm menor, por exemplo.

Uma das grandes novidades desta nova pick-up da Toyota está na caixa de carga, que permite várias configurações, incluindo a sua extensão graças à abertura particular da porta traseira.

A bordo da carroçaria de cabine dupla, há cinco lugares disponíveis e uma solução para o volante semelhante à que conhecemos no Lexus RZ.

Em frente ao condutor, há dois monitores de dimensão generosa, um para a instrumentação e outro para o sistema multimédia. Curiosamente, estes sobrepõem-se um ao outro, criando o espaço para a instalação de uma pequena consola com o comando da transmissão.

O interior da Toyota EPU parece praticamente pronto para entrar em produção, tirando um ou outro detalhe. Poderemos ver brevemente uma versão de produção desta pick-up 100% elétrica?