Notícias Iconic SP «casa» Wankel com motor elétrico. Será este o futuro do Mazda MX-5?

Salão de Tóquio 2023

Iconic SP «casa» Wankel com motor elétrico. Será este o futuro do Mazda MX-5?

O futuro do Mazda MX-5 ganha os primeiros contornos na forma do concept Iconic SP, um coupé híbrido que faz uso de um Wankel birotor.

Mazda Iconic SP frente 3/4
© Mazda

O Salão de Tóquio abre hoje as suas portas e na Mazda o destaque gira todo à volta do MX-5, mas é o concept Iconic SP que está a «roubar» todas as atenções. Será este um primeiro vislumbre do próximo MX-5?

Se assim for, então preparem-se. A próxima geração do Mazda MX-5 será radicalmente distinta da atual e não nos referimos à sua aparência. Não só o Iconic SP é bastante maior, como a sua mecânica híbrida promete dar que falar.

© Mazda O Iconic SP é uma evolução do Vision Study, revelado há praticamente um ano. Desse concept adota as proporções gerais, os faróis dianteiros (com uma aba móvel) e os farolins traseiros que resultam da intersecção de dois círculos (uma espécie de diagrama de Venn)

O Mazda Iconic SP apresenta-se na forma de um coupé bilugar — seremos os únicos a ver ecos do RX-7 nas suas linhas? —, e é 27 cm mais comprido que o atual MX-5. Dito isto, os 4,18 m que declara ainda fazem dele um carro bastante compacto, mais curto do que, por exemplo, o Toyota GR86.

É também significativamente mais largo — 12 cm —, anunciando 1,85 m. E os 2,59 m de distância entre eixos distam 28 cm dos 2,31 m do MX-5. Só a altura é inferior, fixando-se nos 1,15 m, sete centímetros a menos do que no roadster.

Tal e qual o MX-30 R-EV

Se as dimensões acrescidas do Mazda Iconic SP afastam-no do MX-5, o que dizer do que o motiva?

© Mazda

Por debaixo do seu longo e baixo capô encontra-se, em posição central atrás do eixo, um motor Wankel com dois rotores.

A excitação de ver — finalmente — o casar do Wankel com o MX-5, ou até a possibilidade deste concept ser uma espécie de sucessor do RX-7 rapidamente cai por terra, quando constatamos que, tal como o novo MX-30 R-EV, o Wankel serve apenas como gerador.

Sim, o Iconic SP é, na sua essência, uma proposta para um desportivo elétrico. Além do motor elétrico — assumimos que instalado sobre o eixo traseiro —, tem uma bateria e a função do birotor é a de carregá-la. A Mazda destaca a capacidade do Wankel em consumir vários combustíveis, incluindo hidrogénio, aumentando o potencial de alcançar a neutralidade carbónica.

Menos de… 1500 kg

Automóveis elétricos ou híbridos são sinónimos de obesidade automóvel. O Iconic SP não é exceção.

© Mazda

Dito isto, comparando com outras propostas eletrificadas, os 1450 kg anunciados nem são particularmente elevados — massa similar à do pocket rocket elétrico Abarth 500e, por exemplo.

Contudo, para compensar as mais de quatro centenas de quilos relativamente ao MX-5, e como acontece com tantos outros elétricos, a potência anunciada é bem «gorda»: 370 cv. Relembramos que o mais potente dos MX-5 fica-se pelos 184 cv e mesmo o RX-7 nunca passou dos 280 cv.

Estes números resultam numa relação peso/potência bastante baixa de 3,9 kg/cv. É de prever, por isso, que o patamar de performance seja bastante elevado.

A Mazda, de momento, não avançou com mais especificações, fossem as relativas ao Wankel ou à máquina elétrica — capacidade da bateria e autonomia elétrica, por exemplo.

Vai acontecer?

Se parece forçada a ligação que estamos a fazer entre o Iconic SP e o futuro do MX-5, deixamos aqui as declarações do presidente e diretor executivo da Mazda, Masahiro Moro:

“Estamos determinados, na era da eletrificação, a manter viva a alegria de conduzir que o MX-5 representa, e o Mazda Iconic SP, com o seu grupo motor EV de gerador rotativo duplo, é a solução dos nossos sonhos. Um sonho em que trabalharemos arduamente para ser lançado.”

Masahiro Moro, presidente e diretor executivo da Mazda