Notícias Parece que vai mesmo acontecer. Toyota GRMN Supra terá motor do BMW M4

Fotos-espia

Parece que vai mesmo acontecer. Toyota GRMN Supra terá motor do BMW M4

Desde que foi lançado em 2019, que circulam rumores de uma versão GRMN do Toyota GR Supra. Agora parece que vai mesmo acontecer.

Toyota Supra GRMN a curvar, frente
© Razão Automóvel

As fotos-espia que vos trazemos foram captadas no Nürburgring-Nordschleife, e mostram um Toyota GR Supra a «dar-lhe tudo».

Mas este não é um GR Supra qualquer; tudo aponta que seja o desejado GRMN Supra, cujos primeiros rumores do seu desenvolvimento recuam ao próprio lançamento do Supra, há quase cinco anos.

A sigla GRMN não é usada indiscriminadamente pelos responsáveis da Gazoo Racing — a última vez que a vimos foi em 2022, na derradeira versão do GR Yaris, numa versão limitada a 500 unidades e só para o Japão —, pelo que se espera que este GRMN Supra seja algo de verdadeiramente especial.

Toyota Supra GRMN em circuito, perfil
© Razão Automóvel

Aliás, os rumores indicam que o GRMN Supra poderá ser mesmo uma espécie de cartão de despedida do modelo, prevendo-se que a produção termine em 2025 ou o mais tardar 2026. O que coincidirá também com o fim do «primo» BMW Z4, do qual herda a base e mecânica, não estando previsto um sucessor.

O que muda do GR para o GRMN Supra?

Antes de largarmos lágrimas pelo fim de mais um roadster e coupé puramente a combustão, o GRMN Supra promete despedir-se em grande.

O protótipo de testes visto no «inferno verde» surge levemente camuflado, cobrindo apenas os novos elementos aerodinâmicos presentes à frente e atrás. Podemos ver na dianteira novos splitters e canards, enquanto atrás é a nova asa traseira fixa que se destaca. É de esperar que a versão final seja ainda mais distinta, com para-choques de novo desenho.

O foco aerodinâmico parece estar na ordem do dia, mas também podemos ver novas jantes envolvidas por borracha de alta performance da Michelin (Pilot Sport Cup 2), incapazes de esconder substanciais discos de travão e correspondente maxila. Além disso, parece também estar mais próximo do solo do que o GR Supra.

Jante e disco de travão
© Razão Automóvel

Contudo, a maior novidade é o que irá residir por debaixo do longo capô do GRMN Supra…

Motor do BMW M4 CSL?

Todos sabemos que o GR Supra acaba por ter mais de BMW que Toyota. Ambos os motores — de quatro e seis cilindros — que o equipam provém do construtor bávaro. E mesmo quando a Toyota decidiu seguir o seu próprio caminho, associando uma caixa manual ao seis cilindros (algo que não acontece no Z4), recorreu ao hardware alemão.

Toyota Supra GRMN, em circuito, traseira 3/4
© Razão Automóvel

Previsivelmente também o motor do GRMN Supra terá origem na BMW. E não podia ser mais especial… Acreditando nos rumores que andam a circular, a versão mais radical do Supra deverá usar uma versão do excelente S58, o mesmo seis cilindros em linha sobrealimentado que serve os BMW M3, M4 ou o mais recente M2.

Uma opção que esteve sempre em dúvida devido ao facto de a BMW não ter planos para lançar um Z4 M com esse motor. Agora, não só os rumores do uso do S58 ganham força, como alguns deles vão tão longe de que será usada a mesma configuração do M4 CSL, onde debita 550 cv.

Será mesmo assim? Mesmo que se opte por uma variante mais «modesta» do S58, o ponto de partida são, desde logo, 460 cv (no M2), mais 120 cv que o GR Supra. O que já é um salto significativo em performance.

O que parece certo é que, independentemente do patamar de potência que seja acordado para o S58, este seja associado a uma transmissão automática — apesar da BMW M ter versões do S58 associadas a uma caixa manual —, mantendo a tração traseira.

Quando chega?

O Toyota GRMN Supra, tal como os outros modelos GRMN, deverá ter uma produção limitada a algumas centenas de exemplares.

Super-carrinha Toda a verdade. Ao volante da BMW M3 Touring 2023

Alguns rumores apontam para uma revelação ainda este ano — no Salão de Tóquio, talvez? —, mas o mais certo é que conheçamos o mais radical dos Supra apenas durante 2024.