Notícias Nissan Hyper Tourer mostra como serão os monovolumes no futuro

Apresentação

Nissan Hyper Tourer mostra como serão os monovolumes no futuro

Depois do Urban e do Adventure, a Nissan apresenta o Tourer, completando a família de protótipos Hyper que serão exibidos no Salão de Tóquio.

Nissan Hyper Tourer - lateral
© Nissan

A Nissan está a levantar o véu que nos deixa espreitar para algumas das ideias que tem previstas em termos de mobilidade elétrica num futuro próximo. Depois de um crossover compacto e de um SUV aventureiro, o Hyper Tourer é o terceiro protótipo que a marca pretende apresentar no próximo Salão de Tóquio.

O formato de monovolume anuncia um amplo espaço no habitáculo, mas antes de abrirmos as portas, importa conhecer as linhas futuristas da carroçaria, que conta com vincos bastante pronunciados e ideias que poderemos ver futuramente nos modelos da Nissan.

Entre elas, por exemplo, destaque para a linha de cintura mais elevada e iluminada, que é visível em torno da carroçaria, de todos os ângulos. Na secção dianteira, no entanto, sobrepõe-se ao logótipo da marca, num conjunto que parece flutuar.

A bordo do Nissan Hyper Tourer está, de facto, um amplo habitáculo, com quatro assentos que foram concebidos para oferecer o máximo de conforto. Usando as regras do conceito japonês da hospitalidade (Omotenashi), tudo foi desenvolvido para receber os passageiros da melhor forma possível e garantir que estes tenham a melhor experiência a bordo.

Com a ajuda da condução autónoma, totalmente elétrica, claro, o condutor pode ser «apenas» um dos passageiros. E depois de rodar os assentos dianteiros para trás, o interior do Hyper Tourer ficará com a disposição de uma sala, pensada para que todos possam conversar e socializar, seja em viagem ou numa reunião.

Inteligência artificial ajusta ambiente

Também a bordo do Nissan Hyper Tourer, um sistema avançado de Inteligência Artificial (IA) tem a capacidade de ler os sinais vitais de todos os passageiros. Segundo a Nissan, este sistema consegue ler as ondas cerebrais, o ritmo cardíaco, a respiração e até a transpiração.

Com essas informações, o sistema ajusta a seleção musical a bordo, a iluminação ambiente e outros parâmetros. Entre eles, um enorme painel em LED no piso do habitáculo, que consegue projetar imagens de água ou do céu, sempre com a finalidade de oferecer um ambiente a bordo totalmente tranquilo e relaxante.

Em conjunto com os Nissan Hyper Urban e Hyper Adventure, o Hyper Tourer completa a família dos três protótipos que a marca nipónica vai mostrar na próxima edição do Salão de Tóquio, a partir do dia 25 deste mês.

Sabe esta resposta?
Qual foi o modelo da Nissan produzido nos anos 80 que contava com dois indicadores do nível de combustível?
Oops, não acertou!

Pode encontrar a resposta aqui:

O Nissan 300ZX (Z31) tinha dois indicadores do nível de combustível. Porquê?