Clássicos Elétrico e com três lugares. Ainda se lembram do Volvo 3CC?

Protótipos

Elétrico e com três lugares. Ainda se lembram do Volvo 3CC?

Apresentado em 2005, o protótipo Volvo 3CC escondia soluções muito irreverentes e que apontavam o caminho para o futuro.

Volvo 3cc
© Volvo

Numa altura em que o EX30 — SUV elétrico que marca a entrada da Volvo no segmento B — está cada vez mais perto de chegar ao mercado português, é tempo de olhar para um dos primeiros elétricos a bateria da Volvo, o 3CC.

Se este nome não vos diz nada, não estranhem. É perfeitamente normal que assim seja. Porque este protótipo, apresentado no salão de Genebra de 2005, acabou por cair no esquecimento.

Mas a verdade é que a esta distância, é fácil perceber que o protótipo 3CC da Volvo escondia algumas soluções interessantes, a começar logo pelo formato da carroçaria, desenhado quase exclusivamente com a otimização aerodinâmica em mente.

Por comparação com o Volvo S40 da época, este 3CC era 30% mais eficiente em termos aerodinâmicos, muito por culpa da secção posterior da carroçaria, bem mais estreita do que a dianteira, quase como se fosse uma cauda de avião.

O resultado é, no mínimo, peculiar, mas cumpria o seu propósito. Porém, o conceito na base do 3CC ia muito além da aerodinâmica: o peso também não foi esquecido, com a Volvo a optar por construir um chassis em aço de alta resistência e em material compósito e uma carroçaria integralmente em fibra de carbono.

Mais de 300 km de autonomia

Equipado com um motor elétrico com 80 kW (108 cv) de potência e 220 Nm de binário máximo (enviados às rodas dianteiras), alimentado por uma bateria de iões de lítio com 3000 células capazes de fornecer entre 330 e 420 volts, o Volvo 3CC acelerava dos 0 aos 100 km/h em 10s e atingia os 135 km/h de velocidade máxima.

Mas mais importante dos que as performances, que eram banais, era a eficiência de todo o conjunto, que era capaz de percorrer mais de 300 quilómetros com apenas uma carga: era possível recuperar até 20% da energia apenas recorrendo à travagem regenerativa.

Lugar para três… ou quatro

Se a imagem exterior ainda impressiona e se os detalhes técnicos prometiam, o que dizer do interior? Isto porque o Volvo 3CC apresentava uma configuração muito peculiar: dois bancos dianteiros convencionais e um banco traseiro capaz de acomodar um adulto ou duas crianças.

A juntar a isso, contava com três painéis transparentes no tejadilho que permitiam aumentar a sensação de espaço a bordo, apesar das dimensões muito compactas: tinha 3,9 metros de comprimento, 1,62 metros de largura e 1,32 metros de altura.

Escusado será dizer que este protótipo nunca viu a luz do dia e que foi necessário esperar até 2019 para ver o primeiro Volvo de produção totalmente elétrico, o XC40 Recharge, ao qual se seguiu, pouco depois, o C40 Recharge.

Quanto aos novos EX30 e EX90, que vão passar a ser os «pontas de lança» da eletrificação da Volvo, vão chegar ao mercado português em 2024. Mas nós já os vimos ao vivo: