Notícias Tesla Model S e Model X foram atualizados e voltam a ter volante redondo

Apresentação

Tesla Model S e Model X foram atualizados e voltam a ter volante redondo

A versão de dois motores dos Tesla Model S e Model X passa também a estar disponível e já sabemos quanto custa.

Tesla Model S vista dianteira 3/4
© Tesla

O sucesso dos Model 3 e Model Y tem «ofuscado» um pouco os Model S e Model X na gama da marca norte-americana, mas a Tesla não se «esqueceu» dos seus topo de gama.

Depois de há cerca de dois anos terem sido substancialmente renovados e recebido… um volante peculiar, os Model S e Model X recebem agora nova (e ligeira) atualização e podem ser encomendados, novamente, com um volante… redondo.

Curiosamente, Elon Musk tinha dito que a Tesla não planeava disponibilizar um volante «normal« para estes modelos.  Parece que teve de «mudar de ideias».

A NÃO PERDER: Puxadores das portas congelados nos Tesla Model 3 e Model Y? Há uma solução
Tesla volante normal
Um volante normal nos Model S e Model X. Algo que Elon Musk tinha dito que não ia acontecer e que agora é uma realidade.

A partir de março este volante convencional também poderá ser instalado em exemplares já vendidos com o volante que parecia mais uma manche de um avião. O preço? Um total de 900 euros que já inclui os custos de instalação.

Recorde-se que a T Sportline — uma empresa de aftermarket dedicada à Tesla — já tinha criado uma secção superior para este volante, transformando o Yoke da Tesla num volante tradicional, mas fiel ao desenho original.

O que mais mudou?

Além do volante convencional os Tesla Model S e Model X vão deixar de contar com o símbolo da marca na traseira. Como temos visto em muitas outras marcas — por exemplo, na Skoda —, no seu lugar vai surgir o nome da marca por extenso.

Por fim, as pinças de travão dos Tesla Model S Plaid e Model X Plaid vão passar a ser vermelhas.

Tesla Model X Plaid na estrada, vista 3/4 frente
As pinças de travão das versões Plaid passam a ser vermelhas.

Gama a «crescer»

Desde o lançamento da variante Plaid que os Tesla Model S e Model X só estavam disponíveis na sua derradeira versão: três motores que entregam um total de 761 kW (1035 cv), lançando o Model S até aos 100 km/h em 2,1s (com rollout) e o Model X em 2,6s, bateria de 100 kWh e até 600 km de autonomia no Model S e 543 km no Model X.

Agora, e tal como previsto, os dois maiores modelos da Tesla passam também a estar disponíveis na versão com dois motores elétricos (um por eixo).

A potência máxima é de 500 kW (680 cv) e o mesmo exercício de ir dos 0 aos 100 km/h é conseguido em 3,2s no Model S e 3,9s no Model X (vel. máx. de 250 km/h nos dois modelos). A bateria continua a ser de 100 kWh o que se traduz numa autonomia de até 634 km no Model S e 576 km/h no Model X.

Preços

Quanto aos preços, são os seguintes:

  • Model S Dual Motor All-Wheel Drive — 116 990 euros;
  • Model X Dual Motor All-Wheel Drive — 125 990 euros;
  • Model S Plaid — 141 990 euros;
  • Model X Plaid — 145 990 euros.

Descubra o seu próximo automóvel:

Sabe esta resposta?
Qual destes modelos da Renault foi testado pela NASA?
Oops, não acertou!

Pode encontrar a resposta aqui:

Sabiam que o Renault 12 foi testado pela NASA?
Parabéns, acertou!
Vai para a próxima pergunta

ou lê o artigo sobre este tema:

Sabiam que o Renault 12 foi testado pela NASA?