Notícias Já sabemos como se seleciona a marcha-atrás nos novos Tesla Model S e Model X

Tecnologia

Já sabemos como se seleciona a marcha-atrás nos novos Tesla Model S e Model X

Sem um seletor físico para escolher se queremos andar para a frente ou selecionar a marcha-atrás, os novos Tesla Model S e Model X recorrem a uma solução… inovadora.

Tesla Model S volante

Além do polémico volante, houve outra coisa que se destacou no interior dos renovados Tesla Model S e Model X: o desaparecimento das hastes que controlavam os piscas e a transmissão. E se no primeiro caso os indicadores de mudança de direção (aka piscas) passaram a ser acionados através de comandos táteis no volante, a seleção da posição de transmissão (P, R, N, D) continuava a ser uma incógnita.

Agora, graças ao “poder das redes sociais” ficámos a saber como é feita a seleção da marcha-atrás nos revistos Tesla Model S e Model X.

Desta forma, tal como já havia feito com a maioria dos comandos físicos, também as funções da haste que controlava a transmissão dos Model S e Model X passaram para o (enorme) ecrã central:

A NÃO PERDER: Insólito. Modelos da Tesla banidos das instalações militares chinesas

Futuro “autónomo”

Quando o condutor quer recuar basta arrastar para baixo um pequeno ícone no ecrã e assim seleciona a marcha-atrás nos renovados Tesla Model S e Model X. Já para andar para a frente basta arrastar esse ícone para cima.

Apesar desta solução, ao que parece a Tesla pretende no futuro adicionar aos Model S e Model X o sistema “Smart Shift” que deverá usar o sistema Autopilot e inteligência artificial para permitir ao carro “decidir” quando tem de andar para a frente ou para trás.

Aliás, de acordo com um Tweet de Elon Musk a meta passa também por usar esse sistema para permitir ao carro ligar automaticamente os “piscas”.

Sabe esta resposta?
Qual era a potência do Peugeot 106 Electric?
Oops, não acertou!

Pode encontrar a resposta aqui:

Este é o Peugeot 106 Electric, o antepassado do e-208
Parabéns, acertou!
Vai para a próxima pergunta

ou lê o artigo sobre este tema:

Este é o Peugeot 106 Electric, o antepassado do e-208