Notícias Bertone GB110. O hipercarro de 1100 cv movido a «lixo»

Apresentação

Bertone GB110. O hipercarro de 1100 cv movido a «lixo»

Limitado a 33 unidades, o Bertone GB110 marca o regresso da casa italiana e traz consigo um motor que se destaca pela sua dieta.

Bertone GB110 vista lateral

A Bertone é como os felinos: tem sete vidas. Após vários períodos conturbados na sua história renasce agora com o Bertone GB110 para celebrar 110 anos de história.

Um hipercarro que se apresenta com 1100 cv e 1100 Nm, mas que continuamos sem saber que tipo de motor o equipa. Só se sabe que é a combustão, que pode acelerar até às 8400 rpm e está associado a uma caixa com sete velocidades. Manual ou automática? Não sabemos.

O que se sabe é que esta envia o binário às quatro rodas. A Bertone revelou ainda que o desenvolvimento do chassis foi baseado em componentes de um fabricante alemão, mas não indicou qual.

A NÃO PERDER: De Tomaso P900 vai ter V12 único que «grita» às 12 300 rpm
Bertone GB110 vista traseira 3/4
O nome do GB110 é autoexplicativo. “GB” é uma referência a Giovanni Bertone, o fundador da casa italiana. Já o “110” refere-se aos 110 anos da Bertone.

Hipercarro de pleno direito

Apesar de todo o secretismo à volta do GB110, a Bertone revelou as suas prestações e não restem dúvidas: são dignas de um hipercarro.

Os 0 aos 100 km/h cumprem-se em 2,79s; os 200 km/h são alcançados em 6,79s; e os 300 km/h em 14s. Já a velocidade máxima é superior a 380 km/h.

Números que impressionam, mas o maior ponto de interesse do Bertone GB110 é o combustível que o alimenta.

Bertone GB110 vista topo

Movido a «lixo»

Um motor movido a «lixo»? Faz lembrar de imediato o DeLorean da saga “Regresso ao Futuro” que também usava lixo como combustível para o condensador de fluxo — não é como funciona o Bertone GB110, mas não anda longe…

Segundo a Bertone, o GB110 foi projetado para consumir combustíveis sintéticos produzidos a partir de resíduos de plástico que, normalmente, iriam parar a uma lixeira.

Para arranjar estes combustíveis a Bertone associou-se à empresa Select Fuel. Esta desenvolveu uma tecnologia para converter materiais de policarbonato em combustível renovável.

Acreditamos que a despoluição vai exigir soluções diferentes com várias tecnologias. Os resíduos de plástico têm de criar valor acrescentado e ser tratados como um recurso valioso. Com esta parceria pegamos no que era lixo e devolvemo-lo à sua forma original.

Jean-Franck Ricci, diretor executivo da Bertone.
Bertone GB110 vista dianteira 3/4

Isto significa que quando compramos o GB110, também poderemos comprar o combustível que o alimenta, apesar da Bertone não ter ainda avançado que quantidade poderá ser comprada.

Quando chega e quanto vai custar?

A Bertone já revelou que vai produzir apenas 33 unidades do GB110. Contudo, a marca italiana não revelou ainda quando pretende iniciar a produção do seu hipercarro nem quanto custará.

Bertone GB110 com porta aberta a deixar ver interior
Sabe esta resposta?
Quantos Bugatti Centodieci foram produzidos?
Oops, não acertou!

Pode encontrar a resposta aqui:

Último Bugatti Centodieci já foi feito e entregue
Parabéns, acertou!
Vai para a próxima pergunta

ou lê o artigo sobre este tema:

Último Bugatti Centodieci já foi feito e entregue