Notícias Será que o volante dos novos Tesla Model S e Model X é legal?

Volante

Será que o volante dos novos Tesla Model S e Model X é legal?

O volante dos novos Tesla Model S e Model X concentrou tanta ou mais atenção que os números colossais do novo Plaid. Será legal?

Tesla Model S volante

O novo volante dos renovados Tesla Model S e Model X está a dar muito que falar, pois parece tudo menos um volante, mais parecendo uma manche de um avião.

Com a introdução deste novo (meio) volante desaparecem também as hastes posicionadas atrás dele que controlavam os piscas e, no caso dos Model S e Model X, a transmissão. Alguns desses comandos, como os piscas, passam a estar integrados diretamente no volante, através de superfícies táteis.

São muitas as dúvidas, sobretudo ergonómicas, sobre a operação deste volante. Hoje em dia são muito os automóveis que não trazem volantes 100% circulares, tendo a base cortada — são mais desportivos, segundo dizem — e existem outros, como os que encontramos nos Peugeot, cujos “pólos”, tal como no planeta Terra, são achatados.

VÊ TAMBÉM: OFICIAL. Este é o interior dos renovados Tesla Model S e Model X
Tesla Model S
O ecrã central passou a estar na horizontal nos renovados Model S e Model X, mas é o volante que capta todas as atenções

Porém há claras diferenças entre esses exemplares e este novo volante da Tesla: não só a sua base é plana, como não existe topo, uma solução muito em linha com aquela que víamos na série “O Justiceiro” no KITT. Como será numa manobra de estacionamento, ou numa inversão de marcha, em que temos de dar várias voltas ao volante?

No Tesla Model S atual o volante redondo que traz efetua 2,45 voltas de topo a topo. Para este novo volante ser o mais prático possível durante a sua operação, só com uma direção bem mais direta, que reduza o número de voltas a efetuar. De momento não sabemos se o rácio da direção foi alterado nos renovados modelos.

Para além das dúvidas operacionais e ergonómicas — só possíveis de responder quando colocarmos, literalmente, as mãos no volante dos renovados Tesla Model S e Model X — surge rapidamente outra dúvida:

O novo volante da Tesla legal?

É uma questão que está a ser colocada um pouco por toda a parte, e mesmo as entidades responsáveis pelos regulamentos de segurança automóvel, como a norte-americana National Highway Traffic Safety Administration (NHTSA), não têm uma resposta clara. A NHTSA diz ter iniciado contactos com a Tesla para obter mais informação — não deveria ter acontecido antes do modelo ser lançado para o mercado?

Por cá, no “velho continente”, fomos à procura dos regulamentos que envolvem os sistemas de direção. Informação que é possível de encontrar no Regulamento n.º 79 da Comissão Económica para a Europa da Organização das Nações Unidas (UNECE) — Prescrições uniformes relativas à homologação de veículos no que se refere ao dispositivo de direcção.

No Regulamento n.º 79 não parece haver nada relativo aos formatos aceitáveis para o volante; como referimos, existem inúmeros volantes no mercado que não são círculos perfeitos. Existem no entanto, no ponto 5 do Regulamento n.º 79, algumas disposições que podem deixar espaço à interpretação durante o processo de certificação. Destacamos a primeira disposição geral:

5.1.1.   O sistema de direcção deve permitir uma condução fácil e segura do veículo para velocidades menores ou iguais à sua velocidade máxima por construção (…). O equipamento deve ter tendência a se recentrar por si próprio se for submetido a ensaios em conformidade com o ponto 6.2 com o equipamento de direcção em boas condições. (…)

Ou seja, em princípio, o volante dos renovados Tesla Model S e Model X é legal e não deverá ter problemas de homologação, deixando apenas as dúvidas iniciais mencionadas na sua operação e se garante “uma condução fácil e segura”.

No entanto, tendo em consideração que esta solução poderá encontrar obstáculos em tópicos cruciais como o da segurança, será possível escolher, alegadamente, um volante 100% redondo para os renovados Model S e Model X. Imagens da própria marca (entretanto retiradas), usadas no configurador online, mostravam essa opção.