Notícias Praga Bohema. Supercarro checo com «coração» japonês do Nissan GT-R

Apresentação

Praga Bohema. Supercarro checo com «coração» japonês do Nissan GT-R

Limitado a 89 unidades, o Praga Bohema extrai do mesmo V6 biturbo do Nissan GT-R mais de 700 cv de potência.

Com 115 anos de história, a marca checa Praga acaba de revelar o Bohema, um supercarro feito para as pistas, mas homologado para uso na estrada.

Apesar de o que estamos a ver nestas primeiras imagens ser um protótipo de pré-produção, o modelo final deverá ser em tudo idêntico.

E ao contrário do que temos vistos noutros novos supercarros, que têm abraçado a eletrificação — sejam híbridos ou 100% elétricos — a nova máquina checa segue a receita da «velha guarda» de ser puramente a combustão.

A NÃO PERDER: Raven GT. O supercarro V12 que não existe no «mundo real»
Praga Bohema vista traseira 3/4

«Coração»japonês

Posicionado atrás dos dois ocupantes encontramos um motor já bem conhecido, o VR38DETT — que aqui recebe a designação de PL38DETT —, ou seja, o mesmo 3,8 l V6 biturbo que anima o Nissan GT-R, mas este não ficou incólume.

Durante uma «estadia» nos britânicos da Litchfield Engineering, o V6 do GT-R recebeu novos turbos, com a Praga a declarar para o Bohema 700 bhp (709 cv) às 6800 rpm e 725 Nm de binário entre as 3000 rpm e as 6000 rpm — como comparação, o GT-R Nismo debita 600 cv e 652 Nm.

Além do mais a Litchfield converte os motores para cárter seco, reduzindo a altura total do motor em 140 mm, o que permite colocá-lo numa posição bem mais baixa na secção traseira deste supercarro checo.

O sistema de escape é totalmente em titânio e o V6 biturbo surge acoplado a uma caixa sequencial de seis velocidades da Hewland que envia o binário exclusivamente às rodas traseiras.

1,4 kg/cv

Como se já não bastasse a potência elevada, o Praga Bohema é leve, muito leve. Tem uma massa de apenas 982 kg, o que se traduz numa relação peso-potência de apenas 1,4 kg/cv. Como comparação, a relação peso-potência do GT-R Nismo é mais de duas vezes superior (2,96 kg/cv e quase 1800 kg).

A leveza extrema do Bohema é justificada pelo «uso e abuso» de fibra de carbono, seja na monocoque, seja nos painéis da carroçaria.

Praga Bohema interior
O habitáculo conta com 56 peças em fibra de carbono e é revestido a Alcantara. Segundo a Praga o seu peso é de apenas 34 kg.

Ora, quando somamos mais de 700 cv a um peso inferior ao de um Fiat Panda, escusado será dizer que o supercarro da Praga é absurdamente rápido. Os 0 aos 100 km/h são despachados em menos de 2,3s e a velocidade máxima estimada é superior a 300 km/h.

A NÃO PERDER: Supercarro da Alfa Romeo em 2023. Será elétrico ou a combustão?

A velocidade máxima não parece muito elevada para a potência? Isso deve-se ao seu pacote aerodinâmico agressivo — afinal, foi concebido para ser muito rápido em pista —, apurado num túnel de vento usado por monolugares de Fórmula 1, sendo capaz de criar 900 kg de força descendente (downforce) a 250 km/h.

Quanto custa?

Limitado a 89 unidades, o Praga Bohema vê o seu preço refletir a sua exclusividade e performance.

Desenvolvido com a ajuda do ex-piloto de Fórmula 1, Romain Grosjean, cada unidade do Praga Bohema custa 1,28 milhões de euros.

Sabe esta resposta?
Qual era a potência do Peugeot 20Cup?
Oops, não acertou!

Pode encontrar a resposta aqui:

Peugeot 20Cup. Ainda se lembram do triciclo da marca do leão?