Notícias Polestar mostra rival do Porsche Taycan. O que esperar?

Apresentação

Polestar mostra rival do Porsche Taycan. O que esperar?

O Polestar 5 foi finalmente revelado na versão de produção e faz-se acompanhar de um leque de números que impressiona.

Polestar 5 perfil
© Polestar

Depois de uma exibição no Goodwood Festival of Speed, o Polestar 5 perdeu finalmente a camuflagem e mostrou-se, pela primeira vez, na versão final de produção.

A estreia do Polestar 5 aconteceu em Los Angeles, nos EUA, durante o Polestar Day, o primeiro evento da marca, que deu um vislumbre do que esperar desta nos próximos anos.

Acabou por ser o protagonista — do qual faltam ser divulgadas mais imagens — de um evento onde foi possível ver em conjunto, pela primeira vez, os próximos quatro modelos do construtor sueco. Do Polestar 3 ao 6, passando pelo 4 e pelo 5, sem esquecer o 2, o único, por enquanto, em comercialização.

Tudo começou em 2020

A primeira pedra — no que toca ao Polestar 5 — foi lançada em 2020, altura em que a construtora sueca apresentou o Precept, um protótipo de uma berlina desportiva elétrica, de linhas aproximadas a um coupé, sem óculo traseiro e com o LiDAR no topo do tejadilho, antecipando sistemas avançados de condução autónoma.

Daí em diante seguiram-se uma série de teasers que foram, aos poucos, revelando as linhas definitivas de um modelo que tem a «mira» apontada a rivais como o Porsche Taycan e o Audi e-tron GT.

O que mudou?

Do ponto de vista estético, o Polestar 5 mantém muito do que vimos no protótipo Precept, a começar nas linhas vincadas e na ausência de óculo traseiro, como no Polestar 4.

Ao invés, a marca optou por prolongar o teto panorâmico, mas mesmo assim a câmara traseira e o retrovisor interior que agora é um ecrã, passam a ser obrigatórios para ver para trás.

As câmaras laterais do protótipo foram substituídas por espelhos retrovisores convencionais e o LiDAR desapareceu — o LiDAR e o software que necessita é a principal causa do adiar do lançamento do Polestar 3 e do tecnicamente idêntico Volvo EX90.

Polestar 5 revelado
© Polestar

Quanto ao interior, a Polestar ainda não revelou o jogo, mas a avaliar pelo que vimos no Precept e nos restantes modelos da marca, podemos esperar um interior minimalista, com um pequeno ecrã atrás do volante para a instrumentação, e com um ecrã vertical ao centro, para as funções multimédia.

Quase 900 cv de potência e carregamentos ultrarrápidos

Do ponto de vista técnico, a Polestar ainda não desvendou números concretos para esta super berlina elétrica, mas olhando para o protótipo que rodou em Goodwood, percebemos que a marca sueca persegue números impressionantes.

Isto porque aquele protótipo, assente sobre uma arquitetura elétrica de 800 V, entregava uma potência de pico de 871 cv e 900 Nm de binário máximo, números que a marca vai tentar reproduzir na versão de produção.

Mas se as especificações ainda são uma incógnita, há algo que já pode ser visto como uma certeza: o Polestar 5 vai conseguir recuperar 160 km de autonomia em apenas cinco minutos de carregamento.

Tal será possível graças à colaboração com a StoreDot, anunciada no Polestar Day, que vai integrar no Polestar 5 tecnologia de carregamento ultrarrápido (XFC).

Polestar módulo bateria
© Polestar

Denominada “100 em 5”, — 100 milhas ou 160 km em cinco minutos —, a Polestar diz que esta tecnologia “pode ser incorporada nas baterias já existentes, uma vez que não requer grandes mudanças de design”.

Como parte deste projeto de engenharia avançada, ambas as empresas pretendem incorporar a tecnologia XFC da StoreDot num protótipo de demonstração do Polestar 5 em 2024.

Quando chega?

Apesar do Polestar 5 já se ter mostrado na sua forma final, a sua chegada ao mercado ainda não é para já. As primeiras unidades só vão chegar em 2025.