Notícias Lotus Emeya revelado aponta mira ao Porsche Taycan

Apresentação

Lotus Emeya revelado aponta mira ao Porsche Taycan

Depois do SUV Eletre, chega a vez da Lotus nos revelar a sua nova berlina de quatro portas. O seu nome é Emeya e sim, é 100% elétrico.

Lotus Emeya visto 3/4 de frente
© Lotus Cars

O principal campo de batalha do mundo automóvel continua a ser o dos SUV, de todos os tamanhos e feitios, mas o das grandes berlinas executivas 100% elétricas, ainda relativamente recente, não é de descurar e acaba de ganhar mais um importante representante: o Lotus Emeya.

Ainda que se trate de um modelo de quatro portas, a Lotus identifica-o como o seu primeiro “Hyper GT”, colocando a tónica na desportividade, seja pelo design, seja pelos números — previsivelmente tem na mira o Porsche Taycan.

Lotus Emeya visto 3/4 de traseira
© Lotus Cars

Do Eletre, o primeiro e enorme SUV elétrico da Lotus, o novo Emeya herda o estilo, plataforma e cadeia cinemática.

O que significa que na sua versão mais potente, os dois motores do Emeya (um por eixo e tração integral) entreguem um total de 675 kW, o mesmo que 918 cv, e 985 Nm.

Tudo isto é alimentado por uma bateria de 102 kWh, mas a autonomia ainda não foi revelada. Mas se no Eletre permite uma autonomia de até 490 km, certamente dará para mais no mais esguio Emeya.

Aerodinâmica e dinâmica em destaque

Antes de olharmos para as prestações, é necessário destacar a presença de soluções de aerodinâmica ativa no Lotus Emeya. Entre elas estão as grelhas frontais que abrem apenas quando é necessário, o spoiler traseiro que se eleva ou mesmo as alhetas existentes no difusor de ar traseiro.

Lotus Emeya asa traseira erguida
© Lotus Cars

Não será difícil de prever que esta berlina elétrica será (muito) pesada — o Eletre ascende às 2,5 toneladas —, mas para garantir as aptidões dinâmicas pela qual a Lotus é reconhecida, o construtor britânico equipou o Emeya com uma suspensão pneumática de controlo eletrónico.

Esta é capaz de efetuar cerca de mil medições por segundo, prometendo oferecer o melhor compromisso entre eficácia dinâmica e conforto.

Prestações a acelerar e carregar

No capítulo das prestações, a Lotus revela que a versão de topo do Emeya, com dois motores, será capaz de acelerar dos 0 aos 100 km/h em 2,8s; e menos de dois segundos para ir dos 80 km/h aos 120 km/h — de arregalar os olhos… A velocidade máxima é de 256 km/h.

A possibilidade de efetuar carregamentos com uma potência de 350 kW, traduz-se numa adição de 150 km de autonomia em cada cinco minutos de carregamento. Ou seja, para alcançar os 80% de carga bastam 18 minutos.

Lotus Emeya apenas em 2024

A Lotus acabou de revelar o Emeya na cidade de Nova Iorque, mas ainda não avançou com uma data concreta para o início da comercialização. Muito menos sobre preços desta nova aposta da Lotus.

Apesar disso, a marca deixou a promessa de que, até ao final deste ano, irá revelar muito mais detalhes sobre o novo Lotus Emeya, relacionados com os diversos mercados em que estará disponível.

Em contrapartida, o início da produção, já está previsto para 2024. E será produzido em Wuhan, na China, onde já é produzido o Eletre.