Notícias A MINI já fez um descapotável elétrico mas não vai produzi-lo

Apresentação

A MINI já fez um descapotável elétrico mas não vai produzi-lo

Parece pronto para a produção, mas o MINI Cooper SE Convertible é um "one-off" e serve para mostrar o futuro elétrico dos descapotáveis.

Mini Cooper SE Convertible

Há já algum tempo que o MINI conta com uma versão 100% elétrica, mas apenas na carroçaria de três portas. O MINI Cooper SE Convertible muda isso, assumindo-se como o primeiro descapotável elétrico da marca.

Descrito pela MINI como o “o único descapotável premium 100% elétrico no segmento dos carros pequenos”, o Cooper SE Convertible, contudo, não vai ser produzido. O exemplar de que vos falamos hoje é único, um one-off.

A revelação ao público vai ocorrer no “MINI Takes the States”, um evento organizado pela MINI. Trata-se de uma roadtrip que vai de Burlington no Vermont, até Greenville-Spartanburg na Carolina do Sul, e estender-se-á por nove dias.

VEJAM TAMBÉM: Testámos o MINI Cooper de cinco portas. Mais do que apenas estilo e imagem?
MINI Cooper SE Convertible_5 (1)

Apesar de parecer pronto a sair da linha de produção, a MINI não tem planos para produzir em série do Cooper SE Convertible. A acontecer um MINI elétrico descapotável, o mais provável é que tenhamos de esperar pela próxima geração do utilitário britânico — que será produzida na China.

Soluções bem conhecidas

Previsivelmente, o MINI Cooper SE Convertible baseia-se no Cooper S Convertible a combustão. Apesar da cadeia cinemática distinta e da necessidade de «arrumar» a bateria, mantém as mesmas dimensões do Cooper S a combustão, assim como a (pequena) bagageira de 160 l de capacidade.

Já a animar este Cooper SE Convertible temos a mesma mecânica que conhecemos do Cooper SE, o MINI 100% elétrico. Ou seja, um motor elétrico com 135 kW (184 cv) e 270 Nm que é alimentado por uma bateria de 32,6 kWh de capacidade.

A autonomia anunciada fixa-se nos 230 km (ciclo WLTP), e os 0 aos 100 km/h cumprem-se em 7,7s (+0,4s do que no Cooper SE de três portas).

Nada foi dito em relação ao peso deste one-off, mas considerando que o MINI Cabrio pesa cerca de 100 kg mais relativamente aos MINI de três portas, isso significa que este Cooper SE Convertible deverá ascender aos 1540 kg.

Por fim, a capota — o elemento diferenciador deste MINI elétrico — pode ser aberta ou fechada em apenas 18s, operação que pode ser efetuada a velocidades de até 30 km/h.

Sabe esta resposta?
Em que ano foi revelada a última geração do Mazda 121?
Oops, não acertou!

Pode encontrar a resposta aqui:

Antes do Mazda2 Hybrid, também o Mazda 121 usou a mesma «receita»