Notícias Velocidade Furiosa. Mazda RX-7 de Dominic Toretto está «desaparecido»

Cinema

Velocidade Furiosa. Mazda RX-7 de Dominic Toretto está «desaparecido»

Fique a conhecer a história do Mazda RX-7 de Dominic Toretto, usado no primeiro Velocidade Furiosa, desde a sua seleção ao seu «desaparecimento».

Mazda RX-7 Velocidade Furiosa
© Craig Liberman

A primeira corrida de rua que vemos na saga Velocidade Furiosa é também uma das mais memoráveis.

Nesta corrida a quatro vemos Dominic Toretto (interpretado por Vin Diesel) aos comandos de um muito mexido Mazda RX-7, enquanto Brian Connor (Paul Walker), o outro protagonista da saga, surge aos comandos de um não menos mexido Mitsubishi Eclipse… o coupé e não o SUV, óbvio.

Após a corrida e já em fuga da polícia, vemos Dominic Toretto a deixar o RX-7 no interior de um edifício e… nunca mais colocámos «os olhos em cima» do desportivo japonês. Tanto no filme como mais tarde, curiosamente, no mundo real.

Para saber, na medida do possível, o que aconteceu com o Mazda RX-7 de Dominic Toretto, Craig Lieberman, diretor técnico dos dois primeiros filmes da saga, conta no seu canal de YouTube a história completa do carro. Desde como «entrou» no filme, até ao momento em que «desapareceu do mapa».

O “Hero 1”

Como costuma acontecer nas produções de Hollywood, não havia apenas um Mazda RX-7 para as filmagens, mas sim cinco. Todos eles com uma missão específica, fosse para «acrobacias», fosse para planos estáticos.

Desses cinco RX-7 originais, sabe-se o paradeiro de todos eles, à exceção de um, precisamente o primeiro deles todos, que acabou por ficar conhecido como “Hero 1”. Foi este o carro que convenceu Vin Diesel e a produção de que seria o indicado para a cena da corrida de rua.

Esse Mazda RX-7 em particular não foi criado propositadamente para o Velocidade Furiosa. Já existia e já se encontrava modificado e tinha como dono Keith Imoto.

Mazda RX-7 antes da pintura, em cinzento
© Craig Lieberman O Mazda RX-7 “Hero 1” antes de ser pintado de vermelho para o filme.

Após ter sido o escolhido, foi alvo de mais algumas modificações, como a mudança de cor — era originalmente cinzento e foi pintado de vermelho —; e a remoção da roll cage que tinha, para facilitar a entrada e saída de Vin Diesel do coupé.

Craig Lieberman detalha todas as modificações efetuadas, incluindo as falsas para a «magia do cinema», como por exemplo o sistema NOS (nitro). O produtor fala ainda uma grande reparação: a reconstrução do motor Wankel, após ter «morrido» devido a uma das modificações.

A corrida que vimos no filme.

O que aconteceu ao “Hero 1”?

Após o fim da produção, a Universal Studios guardou temporariamente todos os carros do filme, até decidir o que fazer com eles. A exceção foi o Mazda RX-7 “Hero 1”, que voltou a ser entregue ao seu legítimo dono, Keith Imoto.

O sucesso estrondoso do filme fez com o que o “Hero 1” fizesse as rondas por todas as revistas de tuning da altura, mas depois disso… «desapareceu».

Lierberman sabe que este RX-7 ainda existe, só não sabe onde é que está «guardado a sete chaves». Supõe apenas que ainda se encontre algures no estado da Califórnia (EUA), na área de Gardena ou Santa Clarita.

Os restantes Mazda RX-7 usados no primeiro Velocidade Furiosa acabaram por encontrar dono, alguns deles, curiosamente, no «velho continente». Sabendo-se que um reside na Alemanha (vai ser alvo de um restauro) e outro nos Países Baixos.