Notícias Novo Ford Transit Connect 2024 estreia híbrido plug-in com até 110 km

Apresentação

Novo Ford Transit Connect 2024 estreia híbrido plug-in com até 110 km

Além da novidade híbrida plug-in, a terceira geração do Ford Transit Connect aposta forte na conectividade e versatilidade. Encomendas abrem na próxima primavera.

Ford Transit Connect - PHEV em carregamento
© Ford

Mais de dois anos depois de termos visto o Ford Tourneo Connect pela primeira vez, foi finalmente dada a conhecer a versão de «trabalho», o Ford Transit Connect que chega à sua terceira geração.

Esteticamente é idêntico à versão destinada aos momentos de lazer — que até já tivemos oportunidade de ensaiar. No entanto, foram efetuadas modificações para o uso profissional pretendido.

Ford Transit Connect - 3/4 de traseira
© Ford O Ford Transit Connect tem duas carroçarias: curta e longa.

Além das diferenças mais óbvias, como o menor número de janelas, na secção traseira o enorme portão da Tourneo deu lugar a duas portas assimétricas na Transit que abrem para os lados. Desta forma, o acesso ao compartimento de carga é mais simples.

No interior, o espaço de carga permite o transporte de volumes de até 3,1 m3 ou 3,7 m3, dependendo da escolha do comprimento da carroçaria, curta (L1) ou longa (L2). A capacidade de carga máxima é de até 820 kg.

Ainda assim, uma das maiores novidades e um dos detalhes mais interessantes é a possibilidade de incluir, nas versões Kombi, mais três assentos neste compartimento. Trata-se de um conjunto rebatível e que permite optar entre mais espaço de carga ou transporte de passageiros, sendo que a sua utilização é bastante simples e pode ser feita por uma única pessoa em segundos.

Com a presença deste sistema, o espaço de carga disponível deste Transit Connect diminui para 2,5 m3 ou 3,1 m3. Com esta última opção, ainda se mantém a capacidade de transportar duas europaletes. Estejam ou não em utilização, o conjunto de assentos inclui sempre uma divisória completa até ao tejadilho, separando o espaço de carga do habitáculo.

Interior prático e conectado

Uma vez que se trata de um carro de trabalho dos «tempos modernos», e até como o nome do modelo sugere, o Ford Transit Connect está sempre… conectado. Seja através de uma aplicação no smartphone ou de um computador, será sempre possível aceder a diversas informações sobre cada veículo, usando as soluções da Ford Pro.

Ford Transit Connect - 3/4 de frente
© Ford

Para quem faz do habitáculo deste furgão o seu escritório, e passa horas ao volante, a Ford anuncia a presença de assentos mais confortáveis e ergonómicos, e certificados pela AGR (Aktion Gesunder Rücken e.V.). Consoante o nível de equipamento, estes podem incluir a função de aquecimento, tal como o volante.

Além disto, o Ford Transit Connect inclui um painel de instrumentos totalmente digital, de 10″, presente de série em todas as versões. Além deste, também está incluído um outro ecrã de 10″, de comando tátil, no topo do tabliê e que inclui Apple CarPlay ou Android Auto sem fios.

Muito bem-vindas para uma atividade profissional mais «intensa» são soluções como a possibilidade de rebater as costas do assento do passageiro e de o utilizar como uma mesa de trabalho, mas também as ligações por USB-C com potência suficiente (45 W) para carregar um computador portátil, por exemplo.

Transit Connect estreia híbrido plug-in

Uma das novidades na gama de motorizações é a adição de uma versão híbrida plug-in — recorde que esta geração da gama Connect da Ford, é baseada na Volkswagen Caddy. Combina o motor 1.5 EcoBoost a gasolina com um motor elétrico, associados a uma caixa de velocidades automática de seis relações e dupla embraiagem.

Em conjunto conseguem oferecer uma potência máxima (combinada) de 150 cv e 350 Nm de binário. O mais interessante, poderá ser a autonomia em modo elétrico anunciada pela Ford de até 110 km. O sistema inclui três modos de funcionamento e a possibilidade de carregar em corrente contínua (DC) até 50 kW e em corrente alternada (AC) até 11 kW.

Em alternativa às versões híbridas plug-in continua a estar presente uma opção mais tradicional, equipada com um motor Diesel 2.0 EcoBlue com dois patamares de potência: 102 cv ou 122 cv.

Quando chega?

A Ford tem prevista a abertura das encomendas do Transit Connect para a próxima primavera, com as primeiras unidades a chegarem ao mercado durante o verão. Inicialmente, apenas nas versões equipadas com um motor Diesel, como as versões híbridas plug-in a chegar até ao final do ano.

Para o início de 2025, ficam prometidas as versões Kombi — com segunda fila de assentos —, e as equipadas com um sistema de tração integral.

Sabe esta resposta?
O Ford Tourneo Courier partilha a plataforma com que outro modelo da marca norte-americana?
Oops, não acertou!

Pode encontrar a resposta aqui:

Ford Tourneo Courier. Conduzimos o monovolume com genes de Puma