Notícias Preço das baterias para elétricos foi o mais baixo de sempre em 2023

Indústria

Preço das baterias para elétricos foi o mais baixo de sempre em 2023

Em 2022, o preço das baterias para automóveis elétricos teve uma subida inesperada mas em 2023 foi registado um novo recorde de valores.

bateria LFP do MG4
© MG

Depois da subida de preço das baterias em 2022 — após 10 anos a descer —, em 2023, o preço retomou a tendência de descida e, desta vez, para um valor recorde.

Tal como revelado pela BloombergNEF (BNEF), dos 151 dólares por kWh (139 euros) registados em 2022, o preço baixou para os 139 dólares por kWh (cerca de 128 euros) em 2023, o que representa uma descida de 14%, mas também o valor mais baixo de sempre.

Bateria 120 kWh
Bateria do Rimac Nevera.

Esta «queda» de valores, segundo a BNEF, está relacionada com a descida de preços das matérias-primas e de diversos componentes necessários para a produção de baterias. Além disso, a capacidade de produção também subiu, mas a procura não alcançou os valores previstos pela indústria.

Os resultados desta análise indicam, no entanto, que a procura de baterias destinadas a automóveis elétricos e a sistemas de armazenamento estacionários mantêm um potencial de crescimento anual acima dos 50%. Em 2023 foi alcançado um valor de 950 GWh (gigawatt-hora).

Em contrapartida, os principais construtores de baterias revelaram taxas de utilização mais reduzidas nas suas linhas de produção, sendo que tanto as receitas como a procura ficaram aquém das expetativas.

Por esse motivo, muitos construtores de baterias e de automóveis elétricos foram obrigados a rever os seus objetivos de produção, o que acaba por se refletir no preço das baterias.

Um mundo além do lítio

A procura de novas soluções e tecnologias está a fazer com que a indústria esteja a mudar para baterias com uma química de custo mais reduzido, como a de fosfato de ferro-lítio (LFP), por exemplo.

Continuam a ser baterias de iões de lítio, mas com um custo inferior às NMC (níquel, manganês e cobalto), de densidade energética mais elevada. Segundo a BNEF, os valores ponderados das baterias com esta tecnologia ficaram nos 95 dólares (87 euros) por cada kWh em 2023, ou seja, cerca de 32% abaixo do preço das baterias NMC.

Ao longo deste ano, a previsão da indústria mineira e comerciantes de minério é que os preços dos materiais mais utilizados — como o lítio, o níquel e o cobalto — diminuam ainda mais em 2024.

Desta forma, a BNEF prevê que os preços médios das baterias voltem a descer este ano, apontando um valor de 133 dólares (122 euros) por cada kWh.

Avançando um pouco mais no tempo, com o desenvolvimento de novas tecnologias e métodos de fabrico, a BNEF prevê que estes valores possam mesmo chegar aos 113 dólares (140 euros) em 2025 e aos 80 dólares (77 euros) em 2030.

Porsche Taycan — transparência que permite ver o pack da bateria

Além disso, a BloombergNEF também prevê que novas tecnologias como os ânodos de silício e de lítio metálico, os eletrólitos de estado sólido, e os novos processos de fabrico de células, desempenhem um papel importante no futuro da produção de baterias para automóveis elétricos, o que deverá originar a mais reduções dos preços.

Fonte: BloombergNEF