Notícias Lancia vai regressar ao WRC. Tudo o que já sabemos

WRC

Lancia vai regressar ao WRC. Tudo o que já sabemos

Ainda carece de confirmação oficial, mas tudo indica que os trabalhos já começaram: a Lancia vai regressar aos ralis em 2025.

Lancia Delta Integrale em rali
© Brian Snelson

A confirmar-se — e poderá acontecer mais cedo que tarde — é uma «bomba»: a Lancia vai regressar aos ralis tão cedo como 2025, e logo à categoria máxima do WRC, hoje dominada pelos Rally1.

A notícia está a ser avançada pela publicação italiana Autosprint, que diz que o desenvolvimento da nova máquina já começou, com o objetivo de participar no campeonato de 2025.

Previsivelmente, o escolhido para este regresso será o novo Lancia Ypsilon, que será revelado no próximo mês de fevereiro. A altura perfeita para também anunciar oficialmente o desejado regresso da marca italiana à disciplina que mais fama e glória lhe trouxe ao longo da sua história.

Recorde que a última vez que a Lancia participou oficialmente no campeonato mundial de Ralis foi em 1993. Mesmo 30 anos depois, temos de acreditar que ainda haja muitos fãs da marca e dos ralis que anseiam por ver este regresso.

História cheia de glória

Podem ter passado 30 anos desde a última participação da Lancia no WRC, mas ainda hoje é o construtor que soma mais títulos no campeonato: 10 no total, conquistados em 21 anos (entre 1974 e 1992). O que se traduz em 71 vitórias e 193 pódios.

Junte-se a estes os títulos de pilotos: Juha Kankkunen conquistou dois (1987 e 1991), Miki Biasion outros dois (1988 e 1989), ambos ao volante do lendário Delta, enquanto Sandro Munari conquistou um (1977) ao volante do futurista Stratos HF.

Além dos títulos, a Lancia deixou-nos um legado de máquinas que ainda hoje fascinam como quando foram lançadas: Fulvia HF, Stratos HF, Rally 037, Delta S4 e Delta Integrale.

A história da Lancia nos ralis merece ser contada e, brevemente, vamos assistir no grande ecrã a um dos seus episódios mais emblemáticos.

Referimo-nos aos eventos do campeonato de mundo de 1983, quando o Rally 037, de tração traseira, deu à Lancia o título mundial de construtores, derrotando a Audi e o revolucionário Quattro, de tração integral.

Fonte: Autosprint