Notícias Casamento e mais um filho. Renault e Volvo juntas em novo projeto

Indústria

Casamento e mais um filho. Renault e Volvo juntas em novo projeto

Depois do sucesso nos camiões, a Volvo e Renault vão juntar-se também para desenvolver veículos comerciais elétricos de distribuição urbana.

A ligação pode parecer pouco provável, mas a relação já é antiga. A Renault e a Volvo têm operações em conjunto nos veículos pesados desde 2001 e, agora, vão estender essa relação aos veículos comerciais elétricos. Será portanto um «segundo filho» desta relação entre a marca francesa e a marca sueca.

O objetivo é desenvolver uma gama de pequenos veículos elétricos de distribuição urbana, que serão construídos com base num chassis modular em patim.

Os veículos vão ter uma arquitetura elétrica de 800 V e vão estar equipados com sistemas de gestão de trajeto e frota, capazes de permitir poupanças de até 30% nas operações de transporte.

Não será uma relação a dois, há um terceiro elemento. Além da Renault e da Volvo, vai juntar-se a este projeto a CMA CGM — uma empresa de transporte marítimo francesa —, que assinou uma carta de intenções não vinculativa com a Volvo e a Renault para participar nesta nova empresa.

A CMA CGM vai investir 120 milhões de euros através do PULSE, o Fundo de Energia dedicado a acelerar a descarbonização dos setores dos transportes e da logística. Do lado da Renault e da Volvo o investimento será de 300 milhões de euros.

O início das operações está previsto para 2024 e a produção deverá arrancar em 2026 na fábrica da Renault de Sandouville, a mesma onde são atualmente produzidos os Renault Trafic e Nissan Primastar. Para já, aguarda-se a aprovação desta operação pelas entidades reguladoras da concorrência.

© Renault

Sabe esta resposta?
Como se chamava o protótipo de três rodas da Peugeot, apresentado em 2005?
Oops, não acertou!

Pode encontrar a resposta aqui:

Peugeot 20Cup. Ainda se lembram do triciclo da marca do leão?