Notícias Bonito ou nem por isso? Os detalhes do novo BMW X2 (2024)

Apresentação

Bonito ou nem por isso? Os detalhes do novo BMW X2 (2024)

A nova geração do BMW X2 mantém o visual mais original, mas com um toque desportivo extra. E pela primeira vez, há também um BMW iX2.

BMW iX2 xDrive 30 3/4 de traseira
© BMW

Com a primeira geração do BMW X2, apresentada em 2018, a marca de Munique apostou em detalhes mais arrojados, em busca de uma imagem mais desportiva. Agora, para esta nova geração, a receita base manteve-se mas adoptou-se o mais recente estilo da marca bávara.

Olhem para ele como o irmão mais desportivo do BMW X1 — a partilha de componentes entre estes dois modelos é total. A grande diferença está, naturalmente, nas formas da carroçaria.

Nesta segunda geração, o X2 cresceu praticamente em todos os sentidos. A carroçaria alcança agora os 4,55 metros de comprimento e a distância entre eixos seguiu o mesmo caminho.

Na frente, estão presentes os grupos óticos com os quatro elementos diferenciados, tal como nos modelos mais recentes da marca. E mesmo a grelha frontal já pode receber, em opção, um sistema de iluminação. Na secção traseira, com uma linha de tejadilho descendente, o destaque vai para o spoiler e para os grupos óticos com um novo desenho.

No habitáculo do novo BMW X2, as principais novidades estão presentes na segunda metade da carroçaria, porque no painel dianteiro as semelhanças com o X1 são evidentes. Quanto à bagageira, esta disponibiliza agora 560 litros de capacidade (525 litros na 100% elétrica).

BMW X2 M35i interior
© BMW

De resto, os elementos gerais são aqueles que já conhecemos dos mais recentes modelos da marca bávara: o painel curvo que inclui dois monitores horizontais e a consola central «flutuante» entre os assentos, que inclui o comando da caixa de velocidades.

Motores para todos os gostos

A nova geração do BMW X2 vai incluir opções para quase todos os gostos. No capítulo dos motores térmicos a versão base inclui um sistema mild-hybrid, composto por um bloco 1.5 de três cilindros em linha, a gasolina, em conjunto com um pequeno motor elétrico. Em conjunto, conseguem oferecer uma potência máxima combinada de 170 cv.

Como alternativa, a BMW propõe uma versão assinada pela M, equipada com um motor 2.0 de 300 cv e um sistema de tração integral.

E para quem prefere os Diesel, mantém-se disponível a versão sDrive 18d, equipada com bloco 2.0 de quatro cilindros e 150 cv. Comum a todas estas opções é a presença da caixa de velocidades automática de dupla embraiagem Steptronic, com sete relações.

Além dos motores térmicos mais tradicionais, a grande novidade da gama é a presença de uma versão 100% elétrica, ou seja, um BMW iX2. Este, conta com a quinta geração do sistema elétrico eDrive, que inclui uma unidade motriz em cada eixo.

Em conjunto, os dois motores conseguem alcançar uma potência de 230 kW (313 cv) e um binário de 494 Nm, que se traduzem em prestações dignas de um desportivo. No entanto, por se tratar da versão elétrica, o valor mais relevante será, provavelmente, a autonomia máxima entre os 417 e os 449 km.

Estes valores são alcançados graças à adopção de um pack de baterias com 64,7 kWh de capacidade. Os carregamentos em AC podem chegar aos 22 kW, já em DC, o valor é menos simpático: apenas 130 kW.

Quando chega?

O novo BMW X2 será produzido na fábrica de Regensburg, no sul da Alemanha, onde também são produzidas as baterias elétricas para o BMW iX2. A sua apresentação oficial vai decorrer durante o Japan Mobility Show, ainda este mês, mas a sua chegada ao mercado só está agendada para março de 2024.

Para o próximo verão, no entanto, está já prometido um segundo motor Diesel e também uma outra alternativa 100% elétrica. Neste caso, e tal como já aconteceu com o BMW iX1, a nossa aposta recai na opção que inclui um único motor elétrico de 204 cv e tração dianteira.

Sabe esta resposta?
Em qual destes «circuitos» não se realizou o GP de Portugal de Fórmula 1?