Notícias Anti-MX-5? Daihatsu Copen cresce e ganha tração traseira

Apresentação

Anti-MX-5? Daihatsu Copen cresce e ganha tração traseira

O Daihatsu Vision Copen ainda é só um protótipo, mas pode vir a ser produzido para dar luta a outro pequeno japonês, o Mazda MX-5.

A Daihatsu acaba de mostrar o Vision Copen, um concept de um pequeno roadster que parece ter tudo o que é preciso para ser uma espécie de «anti-MX-5».

Isto porque este estudo para um futuro Copen abandona a categoria de kei car (que tem restrições às dimensões) onde o atual Copen estava inserido, sendo significativamente maior.

Daihatsu Vision Copen grelha dianteira
© Daihatsu

Aliás, a comparação com o Mazda MX-5 — que acabou de receber mais uma atualização — não surge por acaso, porque estes dois modelos têm dimensões semelhantes.

O Daihatsu Vision Copen mede 3835 mm de comprimento, 1695 mm de largura e 1265 mm de altura, contra os 3915 mm, 1735 mm e 1225, respetivamente, do MX-5.

A NÃO PERDER: Glórias do Passado. Daihatsu Charade GTti, o mil mais temido

Por comparação com o Copen que conhecemos, que está atualmente na segunda geração (e até tem uma versão GR Sport), o Daihatsu Vision Copen Concept é 440 mm mais comprido, o que só por si já ajuda a perceber as diferenças entre estes dois modelos.

Com uma imagem aproximada ao Copen da primeira geração, afastando-se da maior agressividade visual do Copen de segunda geração, este protótipo destaca-se ainda por oferecer um habitáculo muito orientado para o condutor.

Saltam à vista os dois bancos desportivos, o volante de três braços, o painel de instrumentos digital e o ecrã multimédia ao centro, bem como a consola central, que parece contar com vários comandos táteis.

Daihatsu Vision Copen interior
© Daihatsu O interior mostra ainda uma caixa automática, mais do agrado do mercado japonês

É para produzir?

Mais interessante ainda é perceber que tanto por fora como por dentro o Daihatsu Vision Copen parece não estar muito longe de um modelo de produção, o que alimenta a ideia de que a construtora japonesa pode estar mesmo a considerar produzi-lo.

Para reforçar mais essa sensação, a Daihatsu até avançou com algumas especificações, como o facto de estar equipado com um motor de 1,3 l e tração traseira — o atual, o kei car, era um «tudo à frente», com um motor de 0,66 l e 64 cv. A Daihatsu diz ainda que este novo motor pode funcionar com combustíveis neutros em carbono.

Daihatsu Vision Copen traseira
© Daihatsu

Quanto à potência do conjunto, não foi revelada, algo que deverá acontecer somente no final do mês de outubro, no Salão de Tóquio, no Japão, onde este protótipo fará a sua primeira aparição pública.