Notícias Do novo Panda à nova Strada e Tipo. Fiat desvenda futuro

Apresentação

Do novo Panda à nova Strada e Tipo. Fiat desvenda futuro

Bem vindos a Ginevra, Itália e não a Genebra, Suíça, onde o «patrão» da Fiat revela uma nova geração do Panda e a sua futura família.

Fiat Panda protótipo, frente 3/4
© Fiat

Depois de anos e anos a expandir a família 500, a Fiat vira agora as suas atenções para a expansão da família Panda. Algo que está nos seus planos desde a década passada, mas que nunca se veio a concretizar, até agora.

A nova família de modelos foi antecipada pelo próprio «patrão» da Fiat, Olivier François. Com um tom mais humorístico, François não revelou o quinteto de protótipos em Genebra, Suíça, onde hoje abre portas o salão automóvel, mas sim em… Ginevra, Itália.

Para mais, em Ginevra não havia um espaço para expor todas as novidades, mas isso não foi problema; Olivier François deslocou-se a um café de bairro para dar a conhecer o futuro da Fiat.

É aí que somos confrontados com a próxima geração do Panda e todos os novos membros desta família, que serão revelados ao ritmo de um por ano até 2027.

Apesar dos formatos e tamanhos distintos, a uni-los está, não só, o alcance global — assentarão todos sobre a mesma plataforma e chegarão à América do Sul, Europa, Médio Oriente e África —, como os valores de funcionalidade, modularidade e, claro, preços acessíveis. Tudo à imagem do primeiro Fiat Panda, a criação magistral de Giorgetto Giugiaro, lançado em 1980.

A plataforma em si é a mesma estreada pelo Citroën ë-C3, a Smart Car Plataform. Como as restantes plataformas da Stellantis, é multi-energias o que significa que poderá integrar motorizações 100% elétricas, híbridas e apenas a combustão.

O próximo Fiat Panda

Não vai ser preciso esperar muito tempo para conhecer o primeiro modelo desta nova família de modelos. Será no próximo mês de julho, coincidindo com o 125.º aniversário da Fiat, que veremos uma nova geração do Panda.

Fiat protótipo do Panda, traseira 3/4
Fiat Panda.

Talvez a maior novidade seja a da promoção do Panda de citadino a utilitário. A Fiat não se coíbe até de alcunhá-lo de… Mega-Panda. O comprimento rondará os 4,0 m — as dimensões serão similares às do 600 —, mas o espírito do modelo será próximo do Panda original.

O protótipo que o antecipa também é uma surpresa, pois afasta-se bastante do carro visto no registo de patentes há umas semanas. A confirmar-se, então que modelo é aquele no registo de patentes?

Este novo protótipo mostra um crossover de contornos e elementos muito mais próximos do Fiat Panda original, de 1980. É muito mais «quadrado» no aspeto geral, destacando-se ainda a frente, evocativa do original, mas reinterpretada através de um painel luminoso composto por inúmeors píxeis.

O interior deste protótipo é ainda mais radical que o exterior, onde se destaca o uso da oval, que reflete os contornos da ex-fábrica de Lingotto, em Turim — que hoje serve de sede ao construtor —, famosa por ter uma pista de testes no seu topo.

© Fiat O interior é o que está, talvez, mais afastado da realidade da produção.

Nova Strada, novo Tipo e nem falta uma espécie de autocaravana

A Fiat teve um 2023 bastante positivo, tendo vendido 1,3 milhões de unidades — foi a marca mais vendida da Stellantis. Para esse resultado em muito contribuiu a sua posição forte na América do Sul.

No Brasil a pick-up Strada — lembra-se dela? — foi o modelo mais vendido do mercado e a Fiat antecipa nesta leva de protótipos a próxima geração do modelo.

A novidade, dita pelo próprio Olivier François, é que além da América do Sul, a Strada poderá regressar à Europa, dada a convergência técnica desta família de modelos, que permite a sua comercialização nos vários continentes.

Uma possibilidade que ganha força a partir do momento em que constatamos que os dois protótipos seguintes não parecem ser mais que derivações da pick-up. Do pilar B para a frente são essencialmente o mesmo modelo, mudando apenas o volume traseiro.

Assim, começamos por obter um fastback (dois volumes e meio), que antecipa o sucessor do Tipo de quatro portas e do Fastback no Brasil. Um modelo que se reveste de particular importância para a Turquia, onde é líder de mercado, não se chamando Tipo, mas sim Egea.

O outro protótipo é um SUV — alcunhado pela marca de Giga-Panda — que permitirá à Fiat preencher uma lacuna há muito sentida no segmento SUV dos familiares compactos, onde não conta com nenhuma proposta.

Por fim, mas não menos importante, temos uma espécie de SUV misturado com autocaravana — “o derradeiro veículo faz-tudo”, nas palavras da Fiat. O construtor italiano diz que presta homenagem ao conceito de “Fun-ctionality” (composição da palavra “fun” ou diversão com “functionality” ou funcionalidade) que esteve na origem do primeiro Panda.

Fiat Concept Camper, frente 3/4
© Fiat Fiat Concept Camper.

Pelas dimensões que aparenta não nos surpreenderia que desse origem a uma proposta com três filas de bancos, como vai acontecer com os novos Citroën C3 Aircross e Opel Frontera. Os «primos» destes Fiat que vão recorrer à mesma base técnica.

O quanto é que estes protótipos estão próximos da realidade? A imagem que apresentam é claramente de concept car, mas podemos ver nestes as linhas mestras que definirão os respetivos modelos de produção. E, como já dissemos no início, todos eles vão originar modelos de produção: um por ano, até 2027.