Notícias Será este o novo Fiat Panda?

Antevisão

Será este o novo Fiat Panda?

A Fiat está a preparar a chegada de um Panda com um novo formato e 100% elétrico, que vai usar a mesma plataforma do Citroën ë-C3.

Fiat Panda 2024 3/4 de frente

Lembra-se do Concept Centoventi, apresentado pela Fiat no Salão de Genebra de 2019? Bem, parece que este protótipo não foi esquecido e serve mesmo de inspiração para o novo Fiat Panda.

Imagens reveladas online, descobertas no meio de um processo de registo de patentes, revelam aquele que, eventualmente, poderá ser o novo Fiat Panda.

Ainda assim, não se trata de um substituto para a atual terceira geração deste modelo, que deverá continuar em comercialização, pelo menos, até 2026 — ainda que haja a suspeita que seja num número mais limitado de mercados, fora da União Europeia.

Segundo as (poucas) informações disponíveis, este novo modelo será 100% elétrico e vai usar a mesma plataforma do Citroën ë-C3. Ou seja, será o segundo dos sete elétricos previstos pela Stellantis e que se vão destacar pelo seu preço mais reduzido, como resposta à «invasão chinesa»,s egundo Carlos Tavares.

Desta forma, é previsível que o novo modelo da Fiat conte com dimensões semelhantes à proposta da marca do double chevron, nomeadamente, um comprimento em torno dos quatro metros.

Em revelações feitas ao Automotive News Europe pela Stellantis, soube-se que a marca registou o nome Pandina (pequeno Panda), mas que este está destinado apenas a uma edição especial do modelo atual.

Então e… se não for o Panda?

Outra das hipóteses para o modelo que vemos neste registo de patentes, colocada «em cima da mesa» pela italiana Quattroruote, é que possa ser uma outra proposta, um «Pandona», ou seja uma espécie de Panda XL. E que poderia servir de companheiro para o futuro C3 Aircross e Opel Frontera, com uma lotação máxima de sete lugares.

Olhando com mais atenção para as proporções deste modelo, é fácil de perceber que é bem maior que o Panda atual.

Dito isto, também não deixa de ser algo curto para ter uma terceira fila de assentos: compare-se com o C3 Aircross que já foi lançado na Índia e América do Sul, que servirá de referência para o novo C3 Aircross europeu:

Citroën C3 Aircross perfil

Para mais certezas, no entanto, ainda teremos de aguardar mais uns meses. A data oficial para a apresentação do novo Fiat Panda vai ocorrer no dia 11 de julho deste ano, durante as comemorações do 125.º aniversário da Fiat.

Fonte: Automotive News Europe e Quattroruote

Sabe esta resposta?
Até que ano o Fiat Punto esteve disponível no mercado?
Oops, não acertou!

Pode encontrar a resposta aqui:

Este era o sucessor do Fiat Punto em 2013. Porque nunca aconteceu?