Notícias Nesta fábrica abandonada da Fiat nasceram alguns dos seus maiores ícones

Arranque a Frio

Nesta fábrica abandonada da Fiat nasceram alguns dos seus maiores ícones

A fábrica italiana da Fiat em Termini Imerese foi encerrada em 2011 e praticamente não voltou a ver mais ninguém no seu interior, até agora.

Antiga fábrica da Fiat em Termini Imerese - Fiat Punto
© Forgotten Buildings / YouTube

Depois de termos «entrado» na fábrica abandonada da Pininfarina no final do ano passado, viajamos agora até à Sicília, para visitar uma outra linha de montagem deixada ao abandono.

Desta vez, trata-se de uma antiga fábrica da Fiat, localizada na cidade de Termini Imerese, na ilha do sul de Itália. Nestas instalações, inauguradas no final dos anos 60, foram produzidos modelos como os Fiat 500, 126, Panda, Punto e o Lancia Ypsilon.

Entre os seus marcos históricos está, por exemplo, a construção da unidade número dois milhões do Fiat Panda, entre outros.

O final da produção de automóveis na fábrica de Termini Imerese aconteceu no último dia do ano 2011 e, desde então, tem estado ao abandono.

No interior da fábrica abandonada, parecem faltar apenas os automóveis e os trabalhadores. Tudo o resto está praticamente na mesma desde o seu encerramento, em 2011.

Segundo as informações incluídas no vídeo do canal Forgotten Buildings, a antiga fábrica da Fiat foi vendida entretanto e não só já não se encontra acessível como será esvaziada e demolida em breve.


Sobre o “Arranque a Frio”. De segunda a sexta-feira na Razão Automóvel, há um “Arranque a Frio” às 7h00 da manhã. Enquanto bebe o seu café ou ganha coragem para começar o dia, fique a par de curiosidades, factos históricos e vídeos relevantes do mundo automóvel. Tudo em menos de 200 palavras.

Sabe esta resposta?
Em que ano o finlandês Markku Alén venceu o Rali de Portugal num Fiat 131 Abarth, com apenas três rodas?