Notícias Fábrica histórica da Fiat vai produzir elétricos chineses? É uma possibilidade

Indústria

Fábrica histórica da Fiat vai produzir elétricos chineses? É uma possibilidade

Um dos futuros negócios da Stellantis poderá incluir a produção italiana dos elétricos da Leapmotor, já apelidada como a 15ª marca do grupo.

Leapmotor T03 frente
© Leapmotor

A Stellantis está a estudar a possibilidade de produzir, anualmente, cerca de 150 mil automóveis elétricos de baixo custo da parceira chinesa Leapmotor, na histórica fábrica de Mirafiori, no coração da indústria automóvel italiana, em Turim.

A histórica fábrica de Mirafiori conta com quase 85 anos de história, tendo saído das suas linhas de produção mais de 35 modelos, maioritariamente Fiat, mas também Lancia, Alfa Romeo e, mais recentemente, Maserati.

Caso se confirme este negócio, o modelo ou modelos da Leapmotor poderão começar a ser produzidos já em 2026 ou 2027, com consequente introdução no mercado europeu.

Leapmotor C11 frente
© Leapmotor

Recordamos que em outubro de 2023, a Stellantis anunciou a aquisição de cerca de 20% da Leapmotor, num investimento em torno de 1,5 mil milhões de euros. O negócio gerou uma nova empresa, a Leapmotor International, controlada pela Stellantis (tem 51% da empresa) e com sede nos Países Baixos.

“Se tivermos a oportunidade de fabricar automóveis da Leapmotor em Itália e se fizer sentido do ponto de vista económico, é claro que o faremos”.

Carlos Tavares, CEO da Stellantis

Segundo Carlos Tavares, o facto de poder trazer os automóveis da Leapmotor para o mercado europeu, através de uma empresa controlada pelo grupo que lidera, constitui uma grande vantagem. Com isso, a Stellantis passa apenas a “depender da sua competitividade em termos de custos e qualidade”, adiantou.

No passado mês de outubro, a diretora financeira da Stellantis, Natalie Knight, já se tinha referido à Leapmotor como a 15.ª marca da Stellantis, durante uma reunião destinada a anunciar a parceria entre as duas empresas.

Fábrica de Mirafiori

A produção anual de 150 mil automóveis na fábrica italiana de Mirafiori pode ser benéfica não só para o futuro da unidade industrial como para os compromissos da Stellantis.

Linha de montagem do Fiat 500e na fábrica de Mirafiori em 2019
© Fiat Linha de montagem do Fiat 500e na fábrica de Mirafiori em 2019, ainda antes da criação da Stellantis.

Por um lado, porque a histórica fábrica da Fiat está a ficar sem modelos para produzir, o que nos relembra a fábrica da marca que foi abandonada na Sicília.

Atualmente são produzidos em Mirafiori o Fiat 500e e o Maserati Levante. O primeiro tem um sucessor previsto para 2026 e, avança a Automotive News, assentará sobre a futura STLA Small, não tendo ainda sido anunciado o local de produção. O segundo deixará de ser produzido no final de março, mas o seu sucessor só está previsto para 2027 e será fabricado em Cassino.

Por outro lado, as 150 mil unidades anuais previstas, caso decidam produzir os Leapmotor em Mirafiori, ajudaria a Stellantis a cumprir o seu compromisso com o governo italiano de alcançar um milhão de veículos produzidos em solo nacional.

Fonte: Automotive News